Tendência ao suicídio

sexta-feira, 27 de abril de 2012
por Thereza Freire Vieira (*)

Ultimamente, vem aumentando o índice de suicídios em pessoas acima dos 70 anos, é o que mostram as novas e alarmantes estatísticas.

O que mais é apontado como causa dos suicídios é a depressão. Há pessoas que estão sempre se queixando de que a vida está se prolongando, não sabem por que viver tanto se já fizeram tudo que precisavam fazer e agora têm que ficar esperando a morte que nunca chega, a vida tornando-se algo cansativo e indesejável. E essas lamúrias vão aumentando, vão irritando os que estão ao seu lado e que se esquecem de que a depressão pode levar ao suicídio, sendo urgente que procurem um atendimento médico.

Muitos, com a perda do interesse pela vida, sentindo o peso da solidão e a falta de interesse das outras pessoas, incluindo familiares, vão se afastando do convívio social e familiar.

Há também os que se sentem abandonados, sem estímulos que lhes devolvam o interesse pela vida, carentes, sem o carinho dos entes queridos e não encontrando mais objetivos para continuar a viver, vão curtindo a amizade com a morte, que de inimiga passa a ser a sua parceira de todos os momentos.

Muitas vezes, o idoso sente que ainda tem capacidade para o trabalho, mas não encontra meios de continuar exercendo a profissão depois que se aposenta. Não há incentivo para outro tipo de atividade, e não tiveram tempo para se preparar para outro atividade, a renda mensal acaba não sendo suficiente para a sua manutenção e, vivendo às vezes sozinhos, com a perda da esposa, vão cada vez mais se fechando dentro de si mesmos.

É mais frequente o suicídio entre os homens, mais do que entre as mulheres. As mulheres, na maioria das vezes, se adaptam à situação de aposentadas, de viúvas, e vão saindo de seu marasmo e se dedicando às atividades domésticas, de ajuda ao próximo, de convivência com os vizinhos, com os amigos, e vão discutindo novelas, interessando-se pelo destino das personagens, discutindo, ensinando ou aprendendo novas receitas de tricô ou crochê ou ensinando novos pratos para as novatas em cozinha; e assim vão encontrando motivo para novas alegrias, a cada dia que passa.

O homem talvez tenha menor capacidade de comunicação, dificuldade de conseguir novos ambientes, novos amigos, talvez este seja o motivo de viverem mais isolados.

(*) - Médica Geriatra e escritora colaboradora de jornais e reviste

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Suicídio
Publicidade