Temporal de domingo: em uma hora choveu o esperado para seis dias

terça-feira, 20 de janeiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Temporal de domingo: em uma hora choveu o esperado para seis dias
Temporal de domingo: em uma hora choveu o esperado para seis dias

Henrique Amorim

Um forte temporal, por volta das 20h de domingo, 18, causou diversos estragos nos distritos de Conselheiro Paulino, Amparo e Mury e em diversos bairros de Nova Friburgo. Ao todo 11 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil por causa das fortes chuvas. Na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis) uma encosta deslizou na altura do km 2, em Duas Pedras, próximo ao Hospital São Lucas, e a avalanche de terra e lama encobriu ambas as pistas. O tráfego ficou interrompido por mais de uma hora. Por sorte nenhum veículo passava pelo local no momento do deslizamento. A Secretaria Municipal de Obras utilizou retroescavadeiras e pás mecânicas para desobstruir a rodovia, numa operação que durou mais de quatro horas e causou congestionamentos. O tráfego teve que ser desviado pela estrada do Girassol, que liga o trevo de acesso ao bairro São Geraldo ao distrito de Conselheiro Paulino.

A forte chuva também provocou outros dois deslizamentos de encostas na RJ-142 (Nova Friburgo-Casimiro de Abreu), na altura da localidade conhecida como Cidade das Pirâmides, no distrito de Mury, e RJ-150 (Nova Friburgo-São José do Ribeirão), próximo ao Posto de Policiamento Comunitário do 11º BPM, no acesso ao distrito de Amparo. A estrada velha do Amparo também está intransitável devido às últimas chuvas. O tráfego em ambas as estradas ficou em meia pista nos trechos atingidos e as barreiras foram removidas por equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ). O trabalho de desobstrução das estradas foi prejudicado devido às chuvas, que continuaram com menor intensidade até a madrugada de segunda-feira, 19.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Nova Friburgo, tenente-coronel Roberto Robadey, durante todo o domingo choveu no município 71 milímetros, o esperado para dez dias. À noite, em pouco mais de uma hora, o volume de chuva chegou a 40 milímetros, o previsto para seis dias. O distrito de Conselheiro Paulino foi o mais atingido. Pelo menos oito famílias ficaram temporariamente desalojadas. Na Avenida Nossa Senhora do Amparo, no Prado, um muro de contenção caiu e comprometeu a estrutura de uma casa, interditada pela Defesa Civil.

Algumas famílias ficaram temporariamente desalojadas nas ruas São Pedro, em Duas Pedras; Alcino Neves dos Reis, no Jardim Califórnia; e Aracaju, no Loteamento Santa Bernadete, devido ao alagamento das casas. Ontem, 19, o dia foi de limpeza dos imóveis. Na Rua Aureliano Barbosa Faria, no Loteamento Floresta, e Charles Fabiano Carrilho dois imóveis foram parcialmente atingidos por deslizamentos de encostas. Outro imóvel no Rui Sanglard também foi afetado. No Prado a Defesa Civil constatou que o nível do Rio Bengalas chegou a 2,80 metros. “Se o leito subisse mais 40 centímetros haveria transbordamento e, consequentemente, mais estragos, com alagamentos de ruas no distrito de Conselheiro Paulino”, disse o tenente-coronel Roberto Robadey.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade