Temporal assusta friburguenses e provoca alagamentos em vários pontos da cidade

segunda-feira, 24 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Temporal assusta friburguenses e provoca alagamentos em vários pontos da cidade
Temporal assusta friburguenses e provoca alagamentos em vários pontos da cidade

O temporal que caiu em Nova Friburgo na tarde do último domingo, 23, assustou os friburguenses e provocou transtornos em diversos pontos da cidade. Um dos bairros mais afetados pela intensa chuva foi o Centro, especialmente no lado par da Praça Getúlio Vargas e nas ruas Augusto Spinelli, Duque de Caxias, Farinha Filho e Travessa São João. Alguns trechos ficaram alagados, dificultando o tráfego de veículos e impedindo a circulação de pedestres. 

Em Duas Pedras, Jardim Ouro Preto e no distrito de Conselheiro Paulino, também foram registrados pontos de alagamento, bem como no bairro Nova Suíça, onde a falta de pavimentação de algumas ruas tornou a situação bastante crítica. A estação de monitoramento do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em Conselheiro Paulino, chegou a 23,2 mm até as 21h30 de domingo e muitos moradores ficaram apreensivos quanto ao risco de enchentes e deslizamentos. 

Vale destacar que o Sistema de Alerta de Cheias do Inea apontou ontem, 24, estágio de vigilância para os rios de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. Até o período da manhã, a cidade chegou a ficar em estágio de atenção, passando em seguida para a condição de vigilância. Agentes da Defesa Civil de Nova Friburgo passaram a madrugada de segunda de prontidão, mas não atenderam a nenhum chamado. Até o fechamento desta edição, o órgão informou que atendeu a apenas uma ocorrência, sem gravidade. Por volta das 15h30 começou a chover novamente na cidade, mas nenhum problema ainda havia sido registrado. 

A redação de A VOZ DA SERRA recebeu queixas de leitores de vários pontos da cidade sobre a falta de limpeza de bueiros e de serviços de dragagem e limpeza dos rios — apontados como as principais causas dos constantes alagamentos ocorridos em determinados trechos da cidade a qualquer chuva mais forte. As reclamações vieram acompanhadas de apelos para que providências sejam tomadas com urgência, a fim de preparar o município para a temporada das chuvas de verão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: temporal | Alagamento
Publicidade