Temporada de incêndios florestais evidencia a importância da extinção de antigos hábitos

sexta-feira, 06 de setembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Temporada de incêndios florestais evidencia  a importância da extinção de antigos hábitos
Temporada de incêndios florestais evidencia a importância da extinção de antigos hábitos

A incidência de incêndios florestais nas matas de Nova Friburgo e região costuma ser maior nos meses de inverno, devido ao pouco volume de chuvas. A ocorrência mais grave deste ano foi registrada no último fim de semana e devastou parte de uma área verde no Rui Sanglard. O fogo deu muito trabalho à equipe do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (6ºGBM) e foi controlado após uma árdua luta.

Além da estiagem típica deste período, outro fator que contribui para o aumento dos casos de fogo em vegetação é a falta de conscientização da população, que mantém antigos hábitos. Práticas como fazer queimadas para plantação, soltar balões, jogar lixo e pontas de cigarro nas matas ainda são frequentes na área urbana e rural do município. Segundo dados do 6º GBM, 90% dos incêndios são provocados pela ação do homem. Por conta disso, é importante a comunidade fazer a sua parte para preservar as áreas verdes que cercam a cidade (ver box).

Vale destacar que, além do trabalho redobrado dos bombeiros, os incêndios florestais representam um perigo para a comunidade, ocasionam impactos no clima, podem causar prejuízos financeiros e comprometem a qualidade de vida da população. Isso porque ocasionam problemas de saúde como bronquite, dores de cabeça, náuseas e alergias, entre outros. Sem contar que as áreas destruídas pelo fogo podem levar mais de meio século para serem recompostas naturalmente.

É importante ressaltar que segundo a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605, de 12 de fevereiro de 1998), quem provoca incêndio em matas ou florestas corre o risco de sofrer pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa. Caso o crime seja culposo (cometido sem intenção), o tempo de detenção poderá ser de seis meses a um ano, além de multa. Quem fabrica, vende, transporta ou solta balões também está sujeito à pena de detenção de um a três anos. 


Você também pode ajudar a prevenir o fogo em vegetação

* Não jogue lixo nas matas

* Não faça queimadas sem autorização (foto)

* Se reside próximo às matas, mantenha um aceiro em volta de sua residência

* Não solte balões. Além de causar queimadas, é crime!

* Qualquer indício de incêndio deve ser comunicado imediatamente ao 6º GBM, através do número 193.

(fonte: 6º GBM)


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade