Se a máxima “beleza não põe mesa” faz sentido ou não, ninguém pode afirmar ao certo. Contudo, para Bia Montez, a Assumpção de “Beleza Pura”, a mesa está sempre sendo posta. “Cozinho muito para mim e também gosto de fazer jantares para os amigos”, conta. Mesmo com a agenda cheia em decorrência das gravações da novela, a atriz não abre mão do prazer de cozinhar. “Tenho muitos livros de culinária. Quando vou à livraria, sempre compro um”. E, diferentemente da maioria das pessoas, Bia não deixa os livros estacionados na estante. Por exemplo, a receita de espaguete ao molho pesto preparada pela atriz na cozinha da “Taberna da Glória”, na zona sul do Rio de Janeiro, foi tirada de sua biblioteca.
Bia faz questão de frisar que esta é “a receita mais fácil para tornar o seu jantar um sucesso”. E, para provar a praticidade da receita, a atriz resume o modo de preparo em uma frase: “É só bater todos os ingredientes do molho no liquidificador e depois jogar em cima da massa”, garante. Para os mais pacientes, os ingredientes podem ser triturados em um almofariz.
Enquanto espera a água da panela ferver, a atriz conta uma história bem-sucedida do prato. “Quando fazíamos ‘Malhação’, a Daniele Suzuki me pediu uma dica de uma receita para fazer um jantar para o pretendente dela na época. Foi um sucesso!”, garante. “Só que em vez do liquidificador, ela usou o almofariz para mostrar serviço”, revela.
A atriz separa o macarrão para ser colocado na água fervente, quando um dos cozinheiros diz: “Dona Vilma, faz tempo que você não aparece em ‘Malhação!’”. Bem-humorada, Bia explica que o folhetim foi o grande “boom” de sua carreira televisiva. “Fiz ‘Malhação’ por sete anos. Foi muito marcante. Quando ando pelas ruas, escuto as pessoas falarem: ‘Olha, aquela é a Dona Vilma, agora ela está na novela das sete’”, relata a atriz, que, mesmo há quatro meses no ar em “Beleza Pura”, não consegue se desvencilhar de seu último trabalho na tevê.
Antes do macarrão, a atriz coloca sal na água. “Não precisa colocar azeite nem óleo. Senão o macarrão fica escorregadio e o molho não pega. Além disso, o molho já leva azeite”, explica. Em seguida, os ingredientes do molho são misturados e despejados à massa com um pouco de queijo. “Coloco um pouco de castanha de caju para dar um gostinho brasileiro”, ensina.
A atriz conta que cozinhar é como uma terapia. “Sovar massa de pão vale mais do que três horas de análise. Além disso, o pão diz como você está naquele momento. A massa absorve a energia da pessoa e, se o pão ficar bom, é porque você está com um astral legal”, especula. Com a risada característica, Bia afirma que, se não fosse atriz, seria dona-de-casa. “Adoro passear no horti fruti, principalmente quando estou triste. Me alegro no meio daquelas cores todas”, brinca.
O bom humor da atriz é um dos aperitivos de “Beleza Pura”. Bia diz que os encontros com os atores com quem contracena sempre rende boas risadas. “São todos muito engraçados. Rimos muito nos ensaios, nas conversas. O humor é muito forte na novela. Não é à toa que no elenco tem ótimos comediantes”, derrete-se.
Espaguete ao molho pesto
Ingredientes:
850 gr. de macarrão tipo espaguete
Um maço de manjericão
3 dentes de alho
Meio copo de azeite extra virgem
2 colheres de sopa de castanha de caju moída
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Leve ao fogo uma panela com água. Espere levantar fervura e coloque a massa com um pouco de sal. Cozinhe até deixá-lo “al dente”. Bata os ingredientes restantes no liquidificador e misture com a massa.
Deixe o seu comentário