Televisão: Longe do perigo

Ivan Mendes fortalece o corpo com pilates
sexta-feira, 07 de novembro de 2008
por Jornal A Voz da Serra
Televisão: Longe do perigo
Televisão: Longe do perigo

O esporte sempre fez parte da rotina de Ivan Mendes. O simpático e bem-humorado ator, que interpreta o Pedro Henrique de “Três Irmãs”, deixou de treinar capoeira no ano passado, mas viu no pilates – técnica que melhora a flexibilidade e força do corpo sem provocar hipertrofia muscular – a solução para continuar exercitando o corpo. A dedicação à luta, que o acompanhou desde a infância, teve de ser interrompida quando Ivan percebeu que poderia ser perigosa para sua carreira. “Eu tinha chance de me machucar, de quebrar um braço, torcer o pé. Não posso me expor a esse tipo de risco porque tenho o compromisso de gravar a novela”, explica ele, que decidiu experimentar o pilates depois de sentir dor nas costas durante um jogo de futebol. “Vi que precisava fortalecer meu corpo e, como não gosto de musculação, resolvi tentar o pilates. Adorei”, comemora o ator, que há 11 meses faz aula com a fisioterapeuta Melissa Rocha no Espaço Meta, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

Mas foi há quatro anos, durante as aulas de expressão corporal que teve na faculdade de Artes Cênicas, que Ivan Mendes conheceu a técnica. “Os professores passavam alguns movimentos de pilates e eu fui conhecendo. Mas só agora fui fazer aula, porque não é uma aula barata”, constata. O ganho de elasticidade e tônus muscular foram os principais benefícios que o ator pôde sentir com as aulas, que, normalmente, acontecem três vezes por semana. Apesar de ocupado com as gravações da novela, Ivan não deixa de ir quando encontra uma brecha na agenda. “Não consigo ficar sem exercício físico”, garante.

Não foram só as mudanças no corpo que chamaram sua atenção. Sua maneira de encarar a vida também foi influenciada pelo pilates. “Estava sedentário por causa de trabalho, faculdade. Não tinha tempo. Com as aulas comecei a ficar mais tranqüilo, mais disponível”, pondera o ator, que vê nesse tipo de exercício uma forma de aprimorar a expressão corporal. “A musculação deixa o corpo duro e o ator não pode ser uma pedra que anda, ele tem de estar vivo em cena. Acho que com o pilates eu consigo ter uma mobilidade melhor”, acredita.

Além do pilates, Ivan surfa nas horas vagas, assim como seu personagem em “Três Irmãs”. Essa é uma das poucas semelhanças com o irresponsável personagem. Afinal, Ivan também foi pai cedo, aos 21 anos. “Sei exatamente por onde anda esse universo da gravidez na juventude”, afirma. Mas essa não é primeira vez que o ator interpreta um pai jovem. No filme “Léo e Bia”, com roteiro e direção de Oswaldo Montenegro, previsto para ser lançado no ano que vem, ele vive uma situação parecida: seu personagem engravida a namorada, mas fica feliz, diferentemente de Pedro Henrique, que se assusta no primeiro momento. “Já fiz duas interpretações diferentes da mesma notícia. Não que eu acerte, mas com certeza o fato de já ser pai me ajuda a escolher que tipo de reação vou dar para cada situação”, pontua.

A intimidade com esportes rendeu a Ivan seu primeiro trabalho profissional na peça “O Ateneu”, com direção de Leonardo Brício, em 2002. “Fiquei sabendo que estavam precisando de pessoas que fizessem salto acrobático. Eu salto e fui ver como era. Gostei”, recorda o ator, que, em “Luz do Sol”, da Record, viveu o também surfista Rick, sua estréia em novelas. “Fui muito feliz na Record. Lá, comecei a aprender a trabalhar na televisão, que é diferente do teatro por não ter uma construção estabelecida de personagem”, compara.

Ivan fez teste para “Paraíso Tropical” simultaneamente ao de “Luz do Sol”, mas acabou não entrando para a trama da Globo. Quando surgiu a oportunidade de tentar um papel em “Três Irmãs”, ele não dispensou os testes para outra produção da Record. “Aconteceu o contrário. Naquela vez eu tinha entrado na Record e agora entrei na Globo”, comemora o ator, que está satisfeito com a conquista. “Estou feliz porque sei que é uma carreira complicada.”, empolga-se.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade