Elenco começa a se preparar para a próxima trama das seis da Globo
Levar uma novela ao ar é mais trabalhoso do que pode parecer. Meses antes da estreia, a equipe se envolve com a pré-produção e os atores se preparam para seus respectivos personagens. Por conta disso, o elenco da próxima trama das seis da Globo – ainda sem título definido –, com autoria de Walter Negrão e direção de núcleo geral de Marcos Schechtman, já começou todo esse processo. O início dos trabalhos foi marcado pela palestra sobre o rio Araguaia, onde a novela vai se passar. “Estamos tendo uma noção histórica da dicotomia que existe entre o pólo urbano e o interior do país que, muitas vezes, foi visto como um empecilho e também como a chave para se conhecer o verdadeiro Brasil”, teoriza Thiago Fragoso, que interpretará o vilão Vitor. Além dos atores, figurinistas e equipe de cenografia ouviram atentos as explicações didáticas – e até bem-humoradas – do historiador sobre a importância do rio para o Brasil e a maneira como ocorreu a ocupação do país. “O Araguaia é a região ainda a descobrir. É um dos nossos maiores rios”, ensina o historiador Leandro Karnal, responsável pela palestra.
Na novela, Walter Negrão pretende explorar os contrastes da região. “Na trama, a gente tem um Araguaia rico, totalmente diferente, que mistura tradição e modernidade”, adianta o autor. “Cada personagem tem uma alma própria. A gente quer tocar o público com conteúdo e história”, completa o diretor. A história se desenvolve a partir de Solano, vivido por Murilo Rosa. “Ele é um gaúcho, domador de cavalos, um cidadão do mundo. Mas, quando recebe a notícia de que a avó está morrendo no Araguaia, vai para lá e fica para sempre”, explica. O personagem, que desafia uma maldição indígena e luta por justiça social, vive uma intensa paixão às margens do rio com a veterinária Manuela, de Milena Toscano. Mas como não poderia deixar de ser, o mocinho precisa, antes de ser completamente feliz, lutar contra inimigos poderosos. “O Max vai ser o grande inimigo do meu personagem”, conta Murilo, referindo-se ao papel de Lima Duarte.
Na história, o conflito fica ainda mais quente porque Max é justamente o pai de Manuela. A protagonista, aliás, é do tipo que faz o que quer. “Interpreto uma menina que tem personalidade forte”, ressalta Milena. Para viver o papel, a atriz teve de treinar montaria. A tarefa não foi das mais difíceis. Afinal, ela já tinha experiência com cavalos. “Tive de fazer um pouco na época de Amazônia - De Galvez a Chico Mendes”, lembra. Mas, para sua personagem, as coisas não serão tão simples assim. Isso porque, no início da trama, Manuela namora Vitor, que não vai ficar nem um pouco satisfeito com o envolvimento entre ela e Solano. “Ele é ambicioso e tem muito dinheiro, o que vai levar meu papel a ter uma cumplicidade com o personagem do Lima Duarte”, destaca Thiago.
Outra pedra no sapato para o romance dos protagonistas será Stela, vivida por Cléo Pires. Mas a atriz prefere não classificar sua personagem como boa ou má. “Ela não é a vilã, mas também não é a mocinha. A Stela tem motivações não reveladas”, analisa, fazendo mistério. O papel de antagonista, inclusive, estava reservado para Juliana Paes, que foi substituída de última hora por causa da gravidez, enquanto Cléo faria o papel que, por fim, ficou com Milena Toscano. “Eu estava escalada para fazer a mocinha e a Juliana, a Stela. Ia ser uma delícia mais uma vez trabalhar com ela”, derrete-se.
A parte cômica da novela ficará por conta das três “Joias Preciosas”, grupo formado pelas atrizes Raquel Fuina, Cinara Leal e Nanda Lisboa, que interpretam, respectivamente, as serelepes Esmeralda, Safira e Ametista. “São três irmãs sapecas que mexem com a cabeça dos homens da cidade”, diz, Raquel. Quem vai se deixar levar pelos encantos das meninas será o mulherengo Neca, vivido por Emílio Orciollo Neto. “Ele paquera todas as mulheres da cidade e vai ficar em cima do trio o tempo inteiro”, ressalta, aos risos. A novela, prevista para substituir Escrito nas Estrelas a partir de setembro, conta ainda em seu elenco com Edson Celulari, Regina Duarte, Júlia Lemmertz, Mariana Rios e Suzana Pires, entre outros.
Deixe o seu comentário