De volta para o futuro
Fernanda Paes Leme fala de sua personagem no “remake” de “Paraíso”
Dia desses, Fernanda Paes Leme encontrou a colega Elisângela em uma festa e foi logo disparando: “Vou ser você!”. A “revelação”, um tanto esquisita, pegou a veterana de surpresa. “Ela deu uma risada e perguntou “como assim?””, conta, entre gargalhadas, a jovem. Explica-se: Fernanda está prestes a voltar ao ar no “remake” de “Paraíso” como Maria Rosa, papel que foi de Elisângela na versão original, de 1982. “Ela ficou muito feliz com a notícia e disse que torce que o papel seja tão bom para mim quanto foi para ela”, revela a atriz paulistana.
A personagem não deixa de ser uma “estranha no ninho” dentro da pequena cidade que dá nome à trama. Localizado no Mato Grosso, em meio a fazendas de gado, o município é repleto de habitantes que torcem o nariz para o jeito independente de Maria Rosa. Criada em Paraíso, a jovem se ausenta por cinco anos para estudar Economia no Rio de Janeiro e volta causando comentários entre os conterrâneos. “As outras meninas da cidade morrem de ciúme e inveja da Maria Rosa por ela ser diferente. Ela se veste diferente, é mais “prafrentex””, analisa. Prova disso são os cabelos curtos e o figurino nada interiorano que a personagem ostenta, em contraponto com os longos cabelos brejeiros e as roupas recatadas que são padrão na vizinhança. “Não existe nenhuma cena mostrando isso. Mas acho que é óbvio que ela cortou o cabelo no Rio de Janeiro, mudou o jeito de vestir estudando com meninas que são assim. Quando ela voltou para Paraíso, deve ter sido um choque!”, diverte-se.
Mas a capacidade de Maria Rosa de mexer com a cidade não ficará restrita à exibição de seu estilo “fashion”. Profissional dedicada, a jovem economista vai precisar “suar” para equilibrar as finanças da prefeitura comandada por seu pai, Norberto, vivido por Leopoldo Pacheco. “A idéia era que ela ajudasse na fazenda do pai. Mas a política é o “mal” dessa família, e ela vai administrar um dinheiro que praticamente não existe”, adianta ela, que volta a trabalhar com Leopoldo depois de terem partilhado os “sets” da minissérie “Um Só Coração”, em 2004. “É bom quando a gente trabalha com pessoas que a gente já conhece, com quem tem uma empatia”, comemora.
E, se a personagem tem habilidade com números, o mesmo vale para o jeito com que ela leva o romance com Geraldo, que será interpretado por Lucci Ferreira. Apaixonado há anos por Maria Rosa, ele aproveita o retorno dela a Paraíso para conquistar de vez a amada – mesmo que ela não o veja com bons olhos. “Ele é o fazendeiro mais rico da cidade, mas não quer nada na vida. E a Maria Rosa admira as pessoas que trabalham, como o pai”, explica a atriz. Isso, porém, não vai deter Geraldo: para garantir o romance, o “ricaço” vai apelar para a simpatia que a mãe da moça tem por ele. Interpretada por Bia Seidl, Aurora fará as vezes de “agente infiltrada”, dando dicas ao candidato a genro sobre como chegar ao coração da filha. “Ao mesmo tempo, o pai acha que a Maria Rosa merece coisa melhor. Ela fica perdida, coitada!”, diz, aos risos.
A história, porém, pode ter um final feliz. Depois que for instalada uma emissora de rádio em Paraíso, o fazendeiro começará a dar duro em um programa que fará sucesso na cidade. “A partir desse momento, ela vai começar a olhar para ele com outros olhos, com certeza”, conta Fernanda, que diz que não pretende conciliar as gravações da novela com outros projetos profissionais. “Pelo menos não por enquanto, não penso nisso. Sou uma atriz jovem, então nesse início acho que é melhor focar em uma coisa só, para fazer bem feito”, pondera.
Deixe o seu comentário