Lar, doce lar
‘Mais Você’ mescla cenários modernos com o estilo aconchegante do campo
De um lado, equipamentos de última geração, iluminação impecável, eletrodomésticos high tech, tecnologia wireless - ou sem fio - e móveis que, de tão modernos, mais parecem esculturas. Mas basta um olhar mais atento para avistar uma cozinha da roça – com direito a fogão a lenha –, um pequeno lago, uma horta suspensa, um orquidário e até animais como pôneis e bichos-preguiça. É essa diversidade que marca a casa de vidro, cenário do Mais Você, matutino apresentado por Ana Maria Braga de segunda a sexta na Globo. “Essa integração era nossa vontade desde o início, quando ainda buscávamos o local ideal”, conta a apresentadora, que divide o espaço com produtores, técnicos e cinegrafistas, além do louro José e de suas “fiéis escudeiras” Belinha, uma poodle, e Sombrinha, uma yorkshire.
O local, aliás, servia como casa para a personagem Dona Benta, do extinto Sítio do Picapau Amarelo. Depois de visitar o espaço, no Projac, Ana Maria e Boninho, diretor do programa, não tiveram dúvidas de que aquela seria a escolha ideal. “Além de ter tudo o que gostaríamos, já havia uma base pronta, o que reduziria bastante os custos. Construímos muita coisa, mas também preservamos ao máximo. Tem objetos aqui de 20 anos atrás”, diz Ana, que trabalhou suas preferências ao lado da cenógrafa Leila Moreira e da diretora de arte Regina Reyes.
De fato, cada detalhe parece minuciosamente pensado. Desde onde será servido o café da manhã que, de acordo com o perfil do entrevistado, é transferido para a cozinha – moderna ou para a rural – até as estampas das toalhas e as dobras dos guardanapos. “Trabalhamos muito com artesãos e garimpamos coisas em cidades como Itaipava e Tiradentes e no Sul do país”, reforça Regina. A meticulosidade é tamanha que, independentemente do cenário onde o programa será exibido em sua maior parte, diariamente as duas cozinhas são preparadas com bolos, café, sucos frescos... Já os arranjos de flores, normalmente, são trocados uma vez por semana. “Preparamos tudo para que a Ana possa mudar de opinião no meio do programa e movimentar-se à vontade por toda a estrutura”, completa.
O cenário – com 310 m² de área construída e 2.500 m² de Mata Atlântica – foi inaugurado dia 13 de abril, após cerca de dois meses de obras, acompanhadas de perto pela apresentadora. Mas, apesar do capricho, ele parece sempre inacabado, já que vira e mexe alguém palpita, seja na decoração ou na divisão de espaços. “A cada dia pensamos em algo novo, vamos adequando e criando em cima do que já existe”, diz Leila. “A ideia é criar um aconchego tamanho que pareça que Ana recebe os convidados na própria casa”, acrescenta.
Já a árvore, repleta de orquídeas em seu caule e imponentemente plantada no meio da sala, é um capítulo à parte. Desde que visitou o local pela primeira vez, Ana fez questão de que ela permanecesse por lá. Uma equipe inteira trabalhou na logística, a fim de que ela perfurasse o cenário sem que chovesse dentro, por exemplo. “Foi um processo para desenvolver a ideia, ver como isso seria possível sem danificar nem a árvore nem a estrutura da casa”, conta Ana.
Além do novo visual, o programa pretende investir pesado para comemorar seus 10 anos de exibição. Há seis meses, Ana Maria trabalha no projeto de um livro – ainda sem título definido – em que vai contar a história do Mais Você e descrever as melhores receitas exibidas. Estas, aliás, são o carro-chefe do matutino e serão reunidas em quatro DVD´s, a serem lançados em outubro, mês de aniversário do programa. “Vamos comemorar em grande estilo. Várias ações estão sendo preparadas, desde quadros novos até estes lançamentos”, adianta a apresentadora, que chega no Projac às 6 h da manhã e raramente vai embora antes das 19 h. “Faço questão de participar de cada detalhe. Em dez anos, já me acostumei a acordar cedo. Não dói não”, diverte-se.
Deixe o seu comentário