Choque de romantismo
“Promessas de Amor” dá sequência à saga de “Os Mutantes - Caminhos do Coração”
Tiago Santiago está de volta ao mundo real. Ao menos em parte. Depois de valer-se de vampiros, lobisomens, extraterrestres e outras criaturas fantásticas em “Caminhos do Coração” e “Os Mutantes - Caminhos do Coração”, a terceira trama seguida do autor na Record, “Promessas de Amor”, promete aproximar-se bem mais da realidade. Com estreia nesta terça-feira, 24, às 20h45, a novela ainda contará com o “mundo mágico” dos mutantes, mas um amor, daqueles típicos de folhetim, é o que promete dar a tônica à história. “Vamos resgatar a novela tradicional, e fugir da trama só infanto-juvenil. Estamos com 16 pontos de média, mas queremos chegar a 20”, explica o diretor Alexandre Avancini.
O casal romântico é vivido por Sofia, de Renata Domingues, e Amadeus, de Luciano Szafir. Os dois, que em nada fogem ao estereótipo dos “mocinhos”, se conhecem em uma situação para lá de peculiar. Depois de quase ser morta pelo noivo, Juan, ainda sem ator definido, que não aceita o fim da relação e tenta assassiná-la, a doce professora é salva por Amadeus que, após o ato heroico, se torna o grande amor de sua vida. “Ela é uma heroína clássica, doce, romântica e ingênua. Bem diferente do meu último papel”, compara Renata, referindo-se à vilã Valquíria, que interpretou em “Amor e Intrigas”.
As primeiras cenas foram gravadas no início do mês em um haras localizado em Vargem Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O local serve de cenário tanto para a tragédia quanto para o primeiro encontro dos dois, apaixonados por equitação. “Para mim é fácil. Ando a cavalo há pouco tempo, desde que tenho 15 anos”, diverte-se Luciano Szafir, de 40. “Tenho pavor de duas coisas: moto e cavalo”, completa uma medrosa Renata. Mas, para acabar com a alegria plena dos “pombinhos”, já no início da história Amadeus sofre uma tentativa de assassinato. Depois de fingir-se de morto, ele reaparece na pele de um suposto irmão gêmeo, Bernardo. Disposto a se vingar, ele passa a perseguir seus algozes e ainda tem de reconquistar o amor de Sofia, que a essa altura não acredita mais no amado.
A nova história será ambientada no Rio de Janeiro e em Petrópolis, na Região Serrana. Do elenco antigo, 33 personagens permanecem – Valente, de Marcos Pitombo, e Naty, de Maytê Piragibe, são alguns exemplos – e 18 entram. A ideia é manter os núcleos bem distintos, de forma que os “humanos” e os “mutantes” praticamente não interajam entre si. A princípio, também, não há a possibilidade dos personagens “normais” transformarem-se em seres extraordinários. “Agora haverá um controle maior sobre os mutantes, que não poderão usar seus poderes em qualquer lugar. Será bem mais restrito, mas o núcleo permanecerá”, avisa o autor Tiago Santiago.
Como trata-se de uma continuação, no último capítulo de “Os Mutantes - Caminhos do Coração”, nesta segunda, 23, haverá inserções de cenas dos personagens de “Promessas de Amor”. O fechamento da saga, aliás, promete ares de superprodução. As gravações foram em Foz do Iguaçu, no Paraná, com tomadas nas perigosas cataratas. “Montamos um megaesquema com helicópteros, lanchas...”, valoriza Avancini. A nova trama também contará com cenas de ação, característica já marcante do diretor, que atualmente se divide entre essas duas e o seriado semanal “A Lei e O Crime”, não menos “intenso”. “Hoje temos um know-how grande. Fazemos cenas de ação melhor que a Globo”, gaba-se.
Vidas opostas
Daniel Alvim fala da experiência de viver o mimado Renan em “Revelação”
por Louise Araujo / PopTevê
Não é difícil encontrar diferenças entre Daniel Alvim e Renan, o problemático herdeiro ao qual o ator dá vida em “Revelação”, do SBT. Ao contrário do irresponsável personagem da trama de Íris Abravanel, o paulistano usa um tom de voz baixo e pondera antes de responder às perguntas. “Costumo achar que ele tem uma idade mental inferior à física”, analisa o ator, entre risadas. “Ele é inconsequente, não mede as atitudes. O Renan já tem 27 anos, deveria ter um compromisso maior com a vida”, pondera Daniel, de 34 anos.
A imprudência do jovem, aliás, lhe custa bem caro: ele tenta montar um evento com cavaleiros internacionais – só que o suposto patrocinador do evento dá a Renan um cheque sem fundos. “Como ele não tem dinheiro para pagar a dívida, começa a furtar dentro de casa. Quando o Ermírio descobre, dá uma surra nele e o expulsa”, comentou o ator, mencionando o personagem vivido por Antônio Petrim.
Saber sobre os rumos do personagem com tanta antecedência é uma situação pouco usual para atores de novela. Como esse tipo de obra normalmente é gravado aos poucos, muitas coisas mudam no caminho. Ao contrário desse regra, “Revelação” já teve suas gravações encerradas, o que permite ao elenco saber exatamente o que acontecerá em cada capítulo. “Isso tira a pressão por audiência. Acho que a emissora tem muito mais preocupação com isso que os atores. Para nós, o trabalho já está feito”, encerra o ator.
Nome – Daniel Ferreira Alvim.
Nascimento – 9 de maio de 1974, em São Paulo.
Na tevê – “Tenho assistido bastante aos sitcoms.”
Ao que não assiste na tevê – “Detesto ver violência nos telejornais.”
No cinema – “Gosto de tudo, até de filmes de terror.”
Música – “Sou fã do estilo soul.”
Livro – Brando - Canções Que Minha Mãe Me Ensinou, autobiografia de Marlon Brando.
Prato predileto – Estrogonofe de camarão.
Pior presente – “Estava fazendo reforma em casa e o meu melhor amigo me deu um interruptor!”
O melhor do guarda-roupa – “Gosto de peças com capuz.”
Perfume – Kenzo Pour Homme, de Kenzo.
Homem bonito – Johnny Depp.
Mulher bonita – A namorada, Paula Burlamaqui.
Cantor – Lenine.
Cantora – A franco-americana Madeleine Peyroux.
Ator – Marlon Brando.
Atriz – Uma Thurman.
Animal de estimação – “Atualmente, não tenho.”
Escritor – Harold Pinter.
Arma de sedução – “Não tenho. Minha única arma é minha verdade.”
Programa de índio – “Praia com chuva.”
Melhor viagem – “Para Paris, há uns seis anos.”
Sinônimo de elegância – “Acho o amor muito elegante.”
Melhor notícia – “O nascimento da minha irmã, que é 12 anos mais nova.”
Inveja – “De quem come e engorda!”
Ira – Violência.
Gula – “Qualquer coisa com camarão.”
Cobiça – “Ter tranquilidade para decidir as coisas nesse mundo acelerado em que a gente vive.”
Luxúria – “A discrição me chama mais atenção do que qualquer manobra.”
Preguiça – “Sou muito produtivo. Tenho preguiça de ter preguiça.”
Vaidade – “Com os meus amigos. Cuido das minhas amizades.”
Mania – “Acordar cedo.”
Filosofia de vida – “Andar sempre para frente.”
Deixe o seu comentário