Televisão - 13 de março.

Por Natalia Palmeira / PopTevê
sexta-feira, 12 de março de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Não está bem claro se esse é um dos casos de arte que imita a vida ou de vida que imita a arte. O fato é que Carolinie – que insiste em não usar mais o sobrenome Figueiredo –, assim como a Domingas, que interpreta em Malhação ID, também anda brigando com a balança. Nas outras temporadas, ela encarnou uma gordinha bem resolvida. Mas agora a personagem anda mais madura e preocupada em manter a forma. Longe das gravações, a atriz também está na luta para conquistar o peso ideal. E escolheu a musculação para atingir seu objetivo. “Eu mergulhei na personagem e me descontrolei. Acabei engordando mais do que precisava”, lembra Carolinie, que mede 1,65 m e chegou a pesar 78 quilos. No fim do ano passado, ela finalmente percebeu que estava muito acima do peso. Então começou a se preocupar em cuidar não só da boa forma como também da saúde física e mental. “Antes eu achava que cuidar de mim era só vaidade e ceder à pressão da sociedade. Na verdade, eu estava ficando recalcada”, revela a atriz, que agora se sente mais bonita e feliz.

Foi aí que ela pediu ao autor da novela, Ricardo Hofstetter, que a luta para emagrecer fosse um dilema também da personagem. Para Carolinie, viver esse processo dentro e fora das gravações é mais um estímulo para ter disciplina nos exercícios até chegar no peso desejado. “O bom de emagrecer no ar é que as pessoas comentam o quanto estou mais magra. Isso me dá muito mais força”, admite, orgulhosa por já ter perdido 11 quilos desde que começou a malhar. A atriz frequenta a academia By Fitness, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na qual faz musculação de três a quatro vezes por semana. “Sou muito preguiçosa e relaxada. Tenho certeza que não teria conseguido esses resultados se estivesse sozinha”, explica ela, que conta com a orientação da personal trainer Marcela Lencastre.

Sem gostar muito de malhar, a atriz confessa que vai à academia mais por obrigação do que por vontade. “Gosto muito de comer, por isso sinto a necessidade de malhar. Na musculação os resultados ficam visíveis mais rápido”, analisa. Ela começa o treino com 15 minutos de exercícios aeróbicos, que podem variar entre a bicicleta, a esteira e o transport. Depois de aquecida, Carolinie inicia o trabalho para emagrecimento e enrijecimento muscular nos aparelhos de musculação. A série é dividida entre membros superiores, o que inclui peito e costas – além de obviamente os braços – e inferiores, para pernas, coxas e glúteos. “Sempre peço para a Marcela trocar a série regularmente, porque tem uma hora que enjoa fazer a mesma coisa”, conta ela, que, quando tem tempo, ainda corre na praia. Na busca de trazer mais versatilidade ao treino, a professora inova os exercícios da atriz com uma bola gigante de ginástica. Assim, ela parte para um trabalho mais funcional, o que dá mais força, resistência e equilíbrio.

Mas não são só os exercícios físicos que garantem o resultado da boa forma de Carolinie. A atriz afirma que o segredo é aliar as atividades a uma alimentação saudável. “Evito frituras. Nem lembro a última vez que comi fast food. A única coisa que eu não consigo deixar de comer é doce”, assume esta fã de torta de limão. Apesar das tentações, o processo de emagrecimento trouxe mais qualidade de vida para a atriz, que agora tem hábitos totalmente diferentes. Carolinie costumava dormir tarde, ser ansiosa e comer compulsivamente. “Agora estou acordando cedo, me sinto mais bem disposta e feliz”, revela. Além disso, ela acredita que com a perda de peso pode conquistar papéis diferentes e deixar de lado as personagens gordinhas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade