Guerra dos mundos
Escrito nas Estrelas traz à tona o polêmico confronto entre ciência e religião
Ciência e religião são assuntos difíceis de se misturar. Mas em Escrito Nas Estrelas, próxima novela das seis, da Globo, os dois temas vão ser o ponto de partida para a história escrita por Elizabeth Jhin. Na trama, que estreia este mês, Jayme Matarazzo interpreta seu primeiro personagem em novelas, um estudante de medicina chamado Daniel, que morre logo no primeiro capítulo. Apesar do fim prematuro, Daniel vai continuar transitando em torno dos personagens do folhetim. “Mesmo depois de morto, ele vai voltar para esse plano para tentar proteger Viviane”, adianta Jayme, se referindo ao papel de Nathália Dill. O jovem é filho de Ricardo, personagem de Humberto Martins, um médico dono de uma conceituada clínica de fertilização que não acredita em Deus.
A relação entre pai e filho é um tanto conflituosa. “O Daniel gosta de curtir a vida, mas não como um fanfarrão. Ele gosta de esportes radicais, de saltar de paraquedas e de asa-delta”, explica Jayme. E é por causa do jeito aventureiro de Daniel que ele acaba se sentindo superprotegido pelo pai, que vira e mexe dá umas broncas no filho. “Os pais geralmente pecam por excesso de amor. E ele chega a ser intransigente com a opinião do filho”, justifica Humberto. Mas não é só de Ricardo que o rapaz tem de escutar alguns sermões. Desde que perdeu a mãe, Daniel conta com o carinho e a atenção da governanta Antônia, vivida por Suzana Faine. Por ser tão próxima dele, ela também não deixa passar em branco quando não concorda com alguma atitude do rapaz. Numa das primeiras cenas gravadas nos estúdios da emissora, a proximidade entre eles fica mais do que explícita. Enquanto Antônia faz as malas do rapaz para uma viagem a São Paulo, ele entra no quarto e enche a funcionária de beijos e abraços. “Jayminho, quando for entrar no quarto, vai logo tirando a mochila e chega bem perto dela”, orientava o diretor geral de núcleo Rogério Gomes.
A sintonia entre os personagens é tanta que, enquanto Daniel se dirige para o banho, Antônia sente um forte pressentimento. Na cena que marca o último encontro entre eles, Toninha, como também é chamada pelo patrão, vê uma sombra escura sob a cabeça do rapaz e acredita que isso significa más notícias. É durante essa viagem que Daniel vai se aproximar de Viviane. Durante uma tempestade, ocorre o desabamento de um morro e o casal se conhece enquanto luta para ajudar as vítimas. Mais tarde, ele vai oferecer carona para a jovem, mas os dois sofrem um acidente de carro, do qual Daniel não sobrevive. “Mesmo em outro plano, ele vai acabar se apaixonando, aos poucos, por ela”, explica Jayme.
A morte do rapaz vai causar um grande abalo na vida de Ricardo, que só tem como companheiro seu cão, o golden retriever Pepe. O pai de Daniel vai ficar tão angustiado que proíbe a entrada de qualquer pessoa no quarto do filho. Somente ele e Antônia estão autorizados a entrar no cômodo. Mas nem todo mundo vai cumprir as ordens de Ricardo. A primeira a desobedecer é Beatriz, personagem de Débora Falabella. Sobrinha de Ricardo, ela nutria um grande carinho pelo primo, mas também tinha muito interesse no dinheiro da família dele. Por isso, ela entra no quarto de Daniel em busca de mais informações sobre o rapaz. “É muito divertido fazer uma novela em que interpreto uma vilã que também tem um lado de comédia”, revela Débora, estreante nos dois gêneros.
O plano da mimada só não vai adiante porque Pepe entra no quarto de Daniel e encontra a vilã. Alertado pelos latidos, Ricardo a encontra e não gosta nada de ver a sobrinha revirando as coisas do filho e a expulsa do quarto. “Ele é amargurado com os acontecimentos da vida dele e por isso tem essa postura dura”, analisa Humberto.
Deixe o seu comentário