Telegrama do presidente Lula e homenagens marcam lançamento do livro de Farid Habib

segunda-feira, 25 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Telegrama do presidente Lula e homenagens marcam lançamento do livro de Farid Habib
Telegrama do presidente Lula e homenagens marcam lançamento do livro de Farid Habib

Para comemorar 70 anos dedicados às inúmeras composições musicais, o poeta, músico, escritor e compositor bibarrense Farid Habib lançou o sexto livro de sua trajetória literária, Minhas Trovas. A solenidade de lançamento da nova obra, que reuniu familiares, amigos e um seleto grupo de admiradores, aconteceu em Duas Barras, nas dependências do Colégio Estadual Almirante Protógenes (Ceap), importante educandário do município, onde por anos o poeta escritor lecionou.

Com a responsabilidade de presidir a cerimônia de lançamento, coube à professora e diretora do Ceap, Elci de Souza, abrir o evento, que teve início com a composição da mesa dos convidados especiais e autoridades, seguida de execução do Hino Nacional Brasileiro, que deu ao ato um toque de civismo e patriotismo. Na sequência da festa, a professora e vereadora Maria das Graças, responsável pelo prefácio da obra, destacou em sua fala que “Farid Habib faz parte do grupo de poetas que vê as coisas de forma especial. Saudosismo, religiosidade e seu amor pela terra nos fazem voltar ao passado de forma agradável e prazerosa. Parabenizo-o por mais esta iniciativa e agradeço pela oportunidade que me foi dada em prefaciar esta bela obra, que bem representa a alma poética do povo bibarrense”, disse.

A presença da Sociedade Musical 8 de Dezembro, a quase centenária banda de Duas Barras, sob a regência do maestro José Cândido, deu um toque especial de musicalidade ao evento, ao homenagear o poeta e escritor com a execução das canções Minha Terra, autoria de Farid Habib, A Banda e Parabéns a Você. Em seguida, o presidente da banda, Manoel de Souza, em nome da diretoria e dos músicos da Sociedade Musical, entregou uma placa de agradecimento a Farid Habib por suas contribuições em favor da entidade.

O hino oficial dos Jogos Florais, de autoria de Farid, que fez questão de homenagear em sua letra o consagrado e reconhecido poeta Luiz Otávio, foi apresentado aos que prestigiaram o evento. Farid Habib agradeceu a esposa, Edir, que junto com ele aparece na capa do livro, definida como aquela que “dá vida ao seu amor”, aos familiares, em especial os filhos Salim e Sávio, bem como noras e netos, e a todos aqueles que prestigiaram a festa de lançamento de seu livro, que dividia o momento com a comemoração de 70 anos de dedicação à composição de obras musicais. “Precisamos resgatar valores como respeito, amor e família, que hoje mais do que nunca precisam ser valorizados em nossa sociedade. Minha gratidão a todos que estão hoje aqui para prestigiar este evento e que ajudaram a concluir mais uma obra que ficará para o acervo e a história de Duas Barras”, disse Farid.

Moção da Alerj, telegrama de Lula e missa abrilhantam o evento

O secretário de Educação, Ailton Táboas, destacou: “Saúdo o poeta Farid, familiares e amigos presentes neste evento que me deixa muito honrado em poder participar. Trago o abraço do prefeito Antonio Carlos, impedido de comparecer, devido a problemas pessoais, e agradeço por ter podido deixar por escrito minha mensagem neste livro. Também me sinto orgulhoso de poder entregar, em nome da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), uma Moção de Aplausos, de iniciativa do deputado estadual Olney Botelho, que destaca e valoriza a obra de Farid Habib e sua contribuição em favor da cultura e da música no nosso estado”, disse.

Utilizaram ainda da palavra a professora bibarrense e consultora da Unesco, Vera Vidal, que destacou o sucesso e empenho pessoal de Farid, sempre dedicado à história de Duas Barras, e o poeta e escritor Roberto de Castro Del’Secchi, responsável pela publicação da Antologia Literária Internacional Del’Secchi, que destacou: “A obra de Farid Habib é de fundamental importância para o enriquecimento da literatura de Duas Barras e mesmo do país, pois o poeta, músico e escritor, que se dedica com determinação e amor às letras e à arte, mesmo falando das coisas do dia a dia de sua terra, torna-se um cidadão do mundo, capaz de ultrapassar as fronteiras”.

Farid tomou conhecimento do telegrama enviado pelo presidente Lula, cumprimentando-o pelo lançamento do livro, que o deixou bastante emocionado. O evento foi encerrado com a execução do Hino Oficial do Município de Duas Barras, composto também por Farid Habib, e a palavra de agradecimento da diretora Elci de Souza.

Uma missa celebrada pelo pároco de Duas Barras, padre Wander Luiz, com músicas litúrgicas de autoria de Farid, aprovada em 1990, pelo então bispo diocesano de Nova Friburgo, dom Clemente Isnard, e que contou com a presença do Coral Santa Cecília, sob a regência de Paulo da Farmácia, finalizou a festa de lançamento do livro, que foi autografado pelo autor durante coquetel servido aos convidados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade