Telecentro Comunitário inaugurado no Prado

quarta-feira, 10 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - O primeiro telecentro comunitário - espaço público de inclusão digital - do município de Nova Friburgo, implantado numa parceria do Ministério das Comunicações, através do Programa de Inclusão Digital e a Secretaria Municipal de Assistência Social, foi inaugurado no bairro do Prado, Conselheiro Paulino, na última sexta-feira, 05.

Equipamentos de última geração disponibilizam serviços à população do Prado e adjacências, proporcionando aos alunos cursos básicos de informática, pesquisas na internet, além de expedições de segundas-vias de alguns documentos.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social e vice-prefeito, Dermeval Barboza Moreira Neto, “a intenção da Secretaria é implantar mais cinco telecentros nas áreas rurais do município com a finalidade de proporcionar a inclusão digital a um maior número possível de moradores das localidades mais afastadas da cidade, uma vez que o acesso à internet é via satélite,” explicou.

A importância da implantação do telecentro no município, principalmente nas adjacências do distrito de Conselheiro Paulino, foi bastante ressaltada pelos vereadores Isaque Demani, Luciano Faria e Manoel do Pote, presentes ao ato, e unânimes em concordar sobre a atenção especial do atual governo para aquela localidade: “O investimento que o governo está aplicando em Conselheiro Paulino é fundamental para o desenvolvimento da região”, afirmou o vereador Isaque Demani, enquanto para Luciano Faria, “a atenção e o carinho especial que o atual governo está dispensando à comunidade de Conselheiro e bairros ao redor já estão sendo perceptíveis”.

Já o vereador Manoel Martins, o Manoel do Pote, fez questão de destacar sua condição de morador do distrito e, por isso, conhecedor de suas necessidades e ainda das realizações que vêm sendo feitas pela atual administração.

Várias autoridades estiveram presentes à inauguração. O prefeito Heródoto Bento de Mello, além do vice-prefeito e também secretário de Assistência Social, os secretários municipais de Cultura, Roosevelt Concy; Especial de Ação Integrada de Conselheiro Paulino, Wilson Tavares; de Comunicação Social, Girlan Guilland; o subsecretário de Assistência às Pessoas Carentes, Diogo Celles; de Esportes, Frank James Fernandes; o diretor da Amae, Jorge Carvalho; o diretor da Casa de Cultura, David Massena; os assessores das Secretarias de Cultura, Mario José Bastos Jorge (Marinho); da Assistência Social, Carlos Antônio Maduro, além dos vereadores Manoel do Pote, Isaque Demani e Luciano Faria.

Um prefeito antenado

Momentos antes da cerimônia de inauguração, a equipe do telecentro foi apresentada ao prefeito Heródoto Bento de Mello e aos demais presentes. O responsável pelo setor, Roberto Carlos Monnerat Batista, falou rapidamente sobre a estrutura de um telecentro e os serviços oferecidos. Já o instrutor de alunos, Carlos Henrique Martins, fez breve explicação sobre o uso livre de softwares (programas) - características de telecentros comunitários com apoio do governo federal -, o que chamou a atenção imediata do prefeito, que se interessou muito pelo assunto, sobre o qual fez uma série de perguntas.

Ao ser inaugurado, o telecentro teve um ilustríssimo aluno, o próprio prefeito, que foi logo assumindo um lugar diante do computador, acessando a internet e pesquisando diversos assuntos, como a cidade de Nova Friburgo, bem como os diversos registros de seu próprio nome em sites, como a Wikipédia (enciclopédia eletrônica). “Estou conferindo a máquina para ver se está funcionando mesmo!”, brincou o prefeito.

João Vítor Teixeira, de nove anos, morador do Prado, sentou-se à mesa ao lado do prefeito e também não fez por menos. Pediu para ligarem o computador e foi brincar com um joguinho. “Não tenho computador em casa, mas sei como usar, quando eu precisar fazer algum trabalho de pesquisa na escola virei aqui”, concluiu.

As aulas oferecidas pelo Telecentro Comunitário são totalmente gratuitas. O interessado deverá se inscrever de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, levando algum documento de identidade e comprovante de endereço. O telecentro comunitário está localizado no prédio da Secretaria Especial de Conselheiro Paulino, rua Pacheco do Almo, s/n.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade