Teatro Municipal terá comédia com dicas para quem pensa em prestar concursos públicos

quinta-feira, 20 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Não sabe a resposta? Tudo bem, basta comparecer ao Teatro Municipal nos dias 25 e 26, a partir das 20h30, e obter, senão uma boa resposta, ao menos a garantia uma noite repleta de muitos risos e bom humor. Isto porque, o espetáculo que é sucesso absoluto há mais de cinco anos, da Companhia de Comédia G7 - Como passar em concurso público -, que já arregimentou cerca de 250 mil espectadores, será encenado em Nova Friburgo, com temporada simultânea no Rio de Janeiro e São Paulo. Trata-se de uma inovação no teatro brasileiro, com a duplicação do espetáculo realizada após uma dedicada e longa seleção de atores e minucioso processo de ensaio, possibilitando que a peça esteja em cartaz ao mesmo tempo em cidades distintas.

A comédia conta a história de José Brasil, um concurseiro em busca de aprovação no cargo de técnico judiciário, para o qual foi incitado desde a infância. O espetáculo transita por todas as etapas que ele enfrenta nesta hercúlea tarefa: a pressão familiar, os momentos de dúvida, a devoção religiosa, todos os obstáculos ultrapassados, até alcançar a vaga que, no fim das contas, ele nem mesmo está certo de ser aquilo que quer.

Para conhecer a fundo o processo que um aspirante a cargo público precisa percorrer, os atores da Cia. G7 mergulharam de cabeça no tema. O grupo visitou cursinhos, assistiu a aulas, leu sobre o assunto, fez entrevistas e até mesmo prestou provas. Tudo isso com a proposta de levar ao público uma reflexão sobre as escolhas e sonhos que movem todos aqueles que se aventuram a passar num concurso público. A questão fundamental que se impõe no decorrer da peça não é apenas o segredo para passar nos tais concursos, mas também questionar até onde vai a vocação de quem presta a prova.

A peça também apresenta cenas comuns e cotidianas, passando pelo dia a dia das pessoas, suas relações familiares, de trabalho, estudos e outras situações que permeiam a vida de qualquer um, não só daqueles diretamente relacionados a concursos públicos. Ainda que forneça uma ou outra espirituosa dica, como, por exemplo: “Se você estiver na dúvida, marque a alternativa correta”...

A arte imita a vida

A criação do espetáculo se confunde com a própria história pessoal do grupo, criado em 2001, em Brasília. Os integrantes do G7 têm formação acadêmica diversificada, com membros formados em direito, jornalismo, artes plásticas e ciências políticas, e é graças às pressões sofridas após se formarem para que conseguissem um emprego público que o grupo captou experiências para a montagem da peça.

A comédia tem no elenco André Deca, Marcos Davi, Renan Mendes e Similião Aurélio. Os ingressos podem ser adquiridos com promoção especial até o dia 24, na SCA Móveis, Loja Select do Posto Gran Center, Louback Ambiance e Globo Discos, a R$ 40 e R$ 20. 12 ANOS (MENORES DE 18 ANOS DEVEM ESTAR ACOMPANHADOS DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade