Teatro do Externato Santa Ignez encena Bandeira da vida inteira

sexta-feira, 13 de agosto de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O Teatro do Externato Santa Ignez (Tesi) apresenta hoje, 13, e amanhã, 14, às 19h, no Espaço Mundo Azul, nas dependências do educandário (Praça 1º de Março, s/nº, Vilage) a montagem Bandeira da vida inteira - um passeio pela poesia de Manuel Bandeira. Este trabalho foi adaptado e dirigido pela professora Mariangela de Andrade Erthal. Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos a R$ 3 na secretaria do colégio.

Bandeira da vida inteira tem no elenco Gabriella Sinder Cardinot Oliveira, Giulia Brandão e Augusto Mérida, da turma 701; Catherine Pereira Bom, da turma 800; Ana Vitória Alves de Souza Gripp, Beatriz Barboza dos Reis Queiroz, Júlia Pereira Martins, Milena Hudson da Silva e Heloisa Castro Azevedo, da turma 900; Nicolas Tadashi Sato Faria, da turma 901, todos do ensino fundamental, e Tamella Gonçalves Bastos, da turma 1002, do primeiro ano do ensino médio.

Também participam da montagem os ex-alunos Laryssa Freze da Silva, Louise Oliveira Rodrigues, Maria Eduarda Ismerio Moreira de Oliveira e Thiago Augusto Ribeiro Latini.

A iluminação estará a cargo de Juracy Onofre de Souza e a operação de som de Victória Sarno Monteiro Fernandes. A digitação foi de Núbia Batista Lamblet.

O ESPETÁCULO

A montagem Bandeira da vida inteira – um passeio pela poesia de Manuel Bandeira é uma adaptação realizada pela professora Mariangela de Andrade Erthal da obra do poeta modernista brasileiro Manuel Carneiro de Souza Bandeira, cujos textos estão divididos em seis cenas, que abrangem as temáticas substanciadas do ‘poeta menor’.

Assim, os textos variados foram agrupados de acordo com as cenas a doença, a rebeldia poética, a infância, o cotidiano, o amor à mulheres e a preparação para a morte.

O trabalho cênico torna-se uma verdadeira viagem pela ‘vida inteira que podia ter sido e que não foi’, considerando que a referida coletânea representa um quadro biográfico desse ‘poeta maior’, um dos mais significativos representantes da poesia modernista brasileiro.

HISTÓRICO DO TESI

O Tesi iniciou suas atividades em 2001 com a apresentação da peça Auto da Compadecida. Dava-se assim continuidade a um trabalho desenvolvido há muitos anos pela Coordenação de Ensino Médio do colégio.

As atividades, que contam diretamente com a coordenação da professora de português e literatura, Mariangela de Andrade Erthal, com alunos dos ensinos fundamental e médio e ex-alunos, visam sobretudo à superação de limites, compreensão do sentido de equipe, construção da disciplina e estímulo à sensibilidade.

Esse trabalho, de cunho pedagógico e estratégias didáticas, perpassa várias etapas que abrangem desde a escolha do texto – peças, poemas, músicas – até a estreia, em noite especial. Toda a escola, direção, coordenação, professores, funcionários e muitos pais envolvem-se na execução dos projetos com grande entusiasmo, fator decisivo para o sucesso obtido a cada ano, como ocorreu, desde a apresentação de estreia do grupo, que já realizou as apresentações Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, em 2001; O Navio Negreiro, de Castro Alves, 2002; Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, 2003; O Pagador de Promessas, de Dias Gomes; 2004; Aurora da minha vida, de Naum Alves de Souza, 2005/2006; Pluft, o fantasminha, de Maria Calara Machado, 2007; Capitu, adaptação do roteiro cinematográfico Capitu, de Lygia Fagundes Telles e Paulo Emílio Salles Gomes, baseado em D. Casmurro, de Machado de Assis; e O rapto das cebolinhas, de Maria Clara Machado, em 2009.

Além desses trabalhos o Tesi, com grande brilhantismo, apresenta-se no projeto Um dia de primavera, realização literária dos alunos do Externato Santa Ignez que, numa noite de autógrafos, apresentam seus textos, que concorrem a uma premiação.

Dentre as montagens realizadas estão homenagem a Cecília Meireles, em 2001; homenagem a Carlos Drummond de Andrade, 2002; homenagem a Vinicius de Moraes, 2003; Sobre versos e baionetas, apresentação sobre o período da ditadura militar no Brasil, 2004; homenagem ao cantor Cazuza, 2005; homenagem ao cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, 2006; e Eu Sou – autorretratos, coletânea de textos autobiográficos, em 2007.

Mais informações na secretaria do colégio, pelo telefone 2522-6308, pelo e-mail tesi@ externatosantaignez.com.br ou no site www.externatosantaignez. com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade