De olho na concorrência, taxistas de Nova Friburgo criaram o próprio aplicativo de táxi e já começam, em pouco tempo, a colher os frutos da iniciativa. O Fri Táxi, lançado no fim do ano passado, já tem mais de 600 pessoas cadastradas e vem ganhando cada vez mais adeptos na cidade, em busca de agilidade, bom atendimento e segurança.
“A ideia surgiu no fim do ano passado”, conta o taxista Ricardo Campelo, que, junto com Hellyson Campos, tirou o projeto do papel. “A gente tem visto a aproximação de outros aplicativos, e até do Uber, e decidiu criar o nosso próprio app. Abrimos uma associação e, hoje, 15 taxistas estão associados e já atendem pelo aplicativo”.
O Fri Táxi segue a mesma lógica de outros aplicativos famosos, como o 99Táxi e o Easy Táxi — usados por alguns taxistas em Friburgo. Basta o usuário ter um celular com acesso à internet, realizar o download do app gratuitamente e fazer o cadastro. O app abre, logo em seguida, um mapa com a localização de todos os táxis que estão próximos do cliente.
Ao chamar um taxista pelo Fri Táxi, o usuário preenche o endereço da corrida, escolhe uma forma de pagamento (dinheiro ou cartão de débito/crédito) e pode ainda optar pelo tamanho do porta-malas do táxi, informar se fará transporte de animais ou encomendas e se o táxi é adaptado para cadeirantes. Em breve, haverá a opção de pagamento por voucher.
O taxista que está mais próximo do local de origem do cliente é avisado e pode ou não aceitar a corrida. O usuário recebe informações sobre o condutor, sua localização e o tempo estimado de chegada ao lugar de espera e ainda valor da corrida, que pode variar de acordo com o fluxo do trânsito. No app, há também a opção para agendar a corrida para outros dias.
“Atendemos 24 horas por dia, sete dias por semana”, garante o taxista Hellyson Campos. “A tarifa cobrada (fixada pela prefeitura) é a mesma dos demais taxistas de Nova Friburgo”.
O grupo de taxistas associados ainda é pequeno, tendo em vista os cerca de 280 que circulam pela cidade, mas esse número tende a aumentar na medida em que a demanda por corridas pelo app aumentar. “Temos uma lista de taxistas interessados em participar da associação”, disse Ricardo. No último mês, os taxistas do Fri Táxi atenderam mais de 150 chamados só pelo aplicativo. E a maioria das corridas foram realizadas por idosos.
“Isso nos impressionou, porque imaginávamos que nossos clientes seriam, em maioria, a garotada, mas não, pessoas da terceira idade têm nos chamado pelo app com mais frequência”, contou Hellyson. “Acredito que por causa da agilidade e segurança, porque o app mostra quem é o taxista e onde ele está”.
Os taxistas que fazem parte do Fri Táxi são selecionados e devem seguir vários requisitos da associação, como limpeza do carro e bom atendimento. É possível avaliar a corrida pelo app. “Nosso objetivo é que o cliente seja bem servido”, disse Ricardo. O primeiro app de táxi de Nova Friburgo está disponível para usuários de aparelhos celulares ou tablet com sistema operacional iOS ou Android.
Deixe o seu comentário