A Diocese de Nova Friburgo e a Prefeitura realizam a solenidade de Corpus Christi 2013 hoje, 30, com o tema "Fé, Juventude e Alegria”. Por conta disso, o trânsito está interditado nas ruas Mac Niven e Moisés Amélio, Avenida Alberto Braune e Praça Dermeval Barbosa Moreira, do lado da Catedral. Desde as 6h estão sendo confeccionados os tapetes, que ficarão em exposição na Avenida Alberto Braune e Rua Moisés Amélio, por onde passará a procissão, que sairá após a missa campal, marcada para as 15h, em frente à matriz de São Bento Abade, no Bairro Ypu. O encerramento do ato religioso está previsto para as 18h, em frente à Catedral.
A SOLENIDADE – Na solenidade de Corpus Christi é celebrado o corpo e o sangue de Cristo (do latim Corpus Christi), o que ocorre na quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade.
Instituída em 11 de agosto de 1264, pelo Papa Urbano IV, a partir da tradição iniciada depois que a freira belga Juliana de Mont Cornellon teve visões da Virgem Maria pedindo para que fosse realizada uma grande festa para honrar o corpo de Jesus na Eucaristia. Tem três finalidades: honrar Cristo, pedir perdão pelo que foi feito a Ele e protestar contra aqueles que negam a presença do senhor na hóstia consagrada.
TAPETES EM NOVA FRIBURGO – Semelhantes ao Domingo de Ramos, servem para honrar a passagem do Senhor. Em Nova Friburgo começou há cerca de cem anos, no Colégio Anchieta, e a partir de 1969 se estendeu pela Rua General Osório, Praça do Suspiro até a Catedral São João Batista. Em 1974 foi transferida para o trajeto que é feito até hoje.
Trata-se de um evento religioso, cultural e turístico, tanto que a Prefeitura participa diretamente de sua realização com auxílio e subvenção. Tem três momentos: a missa solene, procissão, bênção com o Santíssimo Sacramento em frente à Prefeitura às autoridades constituídas da cidade, e bênção final, também com o Santíssimo Sacramento, a todo o povo de Deus, em frente à Catedral.
JOVENS – O Santo Padre Francisco, em 24 de março passado, na celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, disse: "Vós tendes uma parte importante na festa da fé. Vós trazei-nos a alegria da fé e dizei-nos que devemos vivê-la com um coração jovem, sempre: um coração jovem, mesmo aos 70, 80 anos. Com Cristo o coração nunca envelhece”.
O Papa ainda acrescentou em sua mensagem: "Os jovens devem dizer ao mundo: é bom seguir Jesus, é bom andar com Jesus; é boa a mensagem de Jesus, é bom sair de nós mesmos para levar Jesus às periferias do mundo e da existência. Três palavras: alegria, cruz, jovens”.
Deixe o seu comentário