Tapetes de Corpus Christi levam milhares à Alberto Braune

Celebração conta com mais de 90 peças confeccionadas em sal, além de missa e procissão. Entenda o significado
sexta-feira, 01 de junho de 2018
por Karine Knust (karine@avozdaserra.com.br)

A  Avenida Alberto Braune amanheceu nesta quinta-feira, 31, tomada por centenas de fiéis católicos que, desde as primeiras horas da manhã, celebram o dia de Corpus Christi. Ao longo de todo o dia, a avenida será coberta por mais de 90 tapetes de sal coloridos, como reza a tradição, criando um cenário de arte e fé. Confeccionadas desde as 6h, as peças ficam prontas para a observação do público ainda pela manhã.

Os tapetes formam um caminho por toda a avenida e também pela Rua Moisés Amélio, para a passagem da procissão do Santíssimo Sacramento, à noite.

A solenidade católica de Corpus Christi representa a instituição da eucaristia (a simbologia do corpo e do sangue de Cristo através da hóstia consagrada). Este ano, para homenagear Jesus Eucarístico, serão utilizadas 35 toneladas de sal, tingidas nas mais diversas cores para ornamentar os desenhos com motivos bíblicos. Para esse trabalho, fiéis das paróquias se unem a grupos de colégios, instituições militares e entidades sociais.

Para quem não sabe, todo o ano a solenidade de Corpus Christi traz temas diferentes. Nesta edição, será o Ano do Laicato: ‘Leigos e leigas – discípulos e missionários de Jesus Cristo’. De acordo com a Diocese de Nova Friburgo, esta temática tem como objetivo gerar a reflexão  sobre a missão e o protagonismo dos leigos e leigas dentro da Igreja Católica no mundo. “O lema ‘Sede sal da terra e luz do mundo’ (Mt 5,13,14), está diretamente relacionado à missão de cada batizado”, informou a Diocese através de nota.

Após a confecção e observação dos tapetes, a programação segue com missa solene, presidida pelo bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso, às 15h, na Rua Coronel Zamith, ao lado da Paróquia São Bento. Logo após, haverá procissão e bênção final, às 18h na Praça Dermeval Barbosa Moreira.    

Segundo a Bíblia, a eucaristia foi instaurada por Cristo durante a Santa Ceia, na quinta-feira que precedeu sua morte. Por isso, de acordo com a tradição, a festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, ocorre no domingo seguinte ao de Pentecostes.

Devido à interdição da Avenida Alberto Braune desde a noite desta quarta, os ônibus urbanos estão circulando durante todo o dia de hoje pelo eixo rodoviário da RJ-116 (avenidas Galdino do Valle, Padre Roberto Saboia de Medeiros e Comte Bittencourt e Praça Marcílio Dias, no Paissandu).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade