Juliana Scarini
Inaugurado em 2000 o Pavilhão das Artes—Centro Turístico de Artesanato—é um espaço diferente, que reúne trabalho de vários artistas locais e região. Entre peças de cerâmicas, bonecas, caixas, quadros, santos e tapetes, o visitante desfruta de um ambiente e atendimento personalizado. Administrado pela Associação Arte Nossa, o Pavilhão trabalha com todo tipo de artesanato com preços acessíveis.
Segundo Ângela Oliveira, presidente da Associação Arte Nossa, o espaço pertence à Prefeitura e foi construído com verba federal. “A administração é feita pela nossa Associação”, conta.
Apesar do grande potencial turístico, Ângela lembra que o governo deveria investir mais em mídia e, principalmente, na sinalização com placas para que o turista possa chegar até o local. “A limpeza, manutenção e segurança dentro do comodato é de responsabilidade da Prefeitura, mas quem faz isso tudo somos nós”, revelou Ângela.
“Quem quiser expor e vender o seu trabalho aqui no Pavilhão deve trazer as peças, que serão submetidas a uma comissão examinadora”, explica Ângela, lembrando que o espaço oferece todo tipo de artesanato, por isso a prioridade são sempre as novidades.
Na agenda deste ano a primeira atividade já marcada está prevista para o fim de março, com uma exposição de pinturas e cerâmicas. Além disso, também haverá workshop e campanha de venda. Uma iniciativa que atrai bastantes compradores são as liquidações. “Cada época entra algum tipo de peça na promoção”, diz Ângela.
Com relação aos produtos mais vendidos, Diva Mendonça, coordenadora do Pavilhão das Artes, afirma que santos, tapetes, cerâmicas e objetos de bambu fazem muito sucesso entre os visitantes.
Aos sábados e domingos o espaço oferece almoço: comida caseira à vontade. Quem quiser visitar o local, o Pavilhão das Artes fica na Rua Romão Aguilera Campos—Praça do Gabião, Cônego (no final da Via Expressa, dobre à esquerda). O horário de funcionamento é sábado, das 10h às 18h, e domingo e feriados, das 10h às 16h. O local tem estacionamento próprio, banheiro, além de agradar os clientes com chá, água e cafezinho. Mais informações pelo telefone (22) 2533-0103.
Deixe o seu comentário