Tabela do estadual confirma Friburguense e Botafogo no Eduardo Guinle

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
por Vinicius Gastin
Tabela do estadual confirma Friburguense e Botafogo no Eduardo Guinle
Tabela do estadual confirma Friburguense e Botafogo no Eduardo Guinle

Está praticamente confirmado: pelo menos um time grande vai jogar em Nova Friburgo no campeonato carioca de 2015. De acordo com a definição dos mandos de campos, Botafogo e Vasco poderão subir a serra no estadual deste ano. A julgar pela tabela oficial da Federação de Futebol do Estado, o jogo contra o alvinegro da estrela solitária será no estádio Eduardo Guinle em 18 de fevereiro — quarta-feira de cinzas —, às 17h. A possibilidade de mudança no local da partida ainda existe, mas para tanto, seria necessário passar a partida para a transmissão da TV aberta. Nesta rodada, a 4ª da Taça Guanabara, o duelo escolhido inicialmente é Vasco e Barra Mansa, em São Januário.

O duelo contra o cruzmaltino, por sua vez, continua com local indefinido. O fato se deve exatamente por não haver a confirmação da grade de programação da TV aberta para as últimas nove rodadas. Apenas os seis primeiros jogos já tiveram horário e local definidos pela Federação. A partida de estreia do Frizão contra o Fluminense está confirmada para o dia 1º de fevereiro, às 19h30, no Maracanã.

"Um poste” no meio do caminho?

Ainda em 2014, técnicos de transmissão do canal que detém os direitos de transmissão do estadual estiveram em Nova Friburgo para vistoriar o Eduardo Guinle. Como é de praxe, foram feitas novas exigências para liberar o estádio nas partidas contra os grandes clubes. A mais curiosa — e até certo ponto, intrigante — é a mudança de local dos postes de iluminação no lado das arquibancadas sociais. De acordo com os técnicos, o posicionamento dos refletores atrapalha a captação de imagens na cobrança dos escanteios. Entretanto, a localização dos mesmos não foi empecilho para a realização de jogos do estadual no Eduardo Guinle em outros anos.

Tão logo foi notificado, o Friburguense procurou algumas empresas que executam o serviço. Contudo, não há tempo hábil para recuar os postes, ou mesmo afastá-los um pouco mais em direção às laterais. O clube promoveu algumas reformas na cabine de imprensa acima da Tribuna de Honra, com o objetivo de minimizar o "problema”. A confirmação do jogo em Nova Friburgo pela Federação representa o aval da entidade para a realização dos confrontos na serra, e pode ter peso importante para a confirmação dos mesmos.

Poucos jogam em casa

A confirmação dos mandos de campo nas seis primeiras rodadas mostra uma realidade comum nos últimos anos no Rio de Janeiro: poucos times poderão jogar em casa, de fato,  contra os grandes. Nesta temporada, apenas quatro clubes poderão receber os grandes clubes cariocas: Bangu (Moça Bonita), Friburguense (Eduardo Guinle), Macaé (Moacyrzão) e Volta Redonda (Raulino de Oliveira).

Alguns clubes que recebem Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco constantemente terão que buscar alternativas. Boavista, Madureira e Tigres ficaram de fora da lista nesta temporada. Em Saquarema, a falta de iluminação é o empecilho para receber o jogo contra o Fluminense, que ainda não tem lugar definido. O Madureira, por sua vez, vai enfrentar o Flamengo no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, uma vez que o Aniceto Moscoso passa por obras de reforma e ampliação. Já o Tigres deve mandar o jogo contra o Flamengo no Giulite Coutinho, em Mesquita.

Bonsucesso, Cabofriense, Nova Iguaçu e Resende não cumprem as exigências técnicas de Bombeiros, Vigilância Sanitária e emissoras de televisão e não terão os estádios aprovados, assim como o Barra Mansa. Porém, todos jogarão em casa normalmente as partidas contra os outros pequenos — caso tenham todos os laudos exigidos pelo Estatuto do Torcedor.  

De acordo com a Federação de Futebol do Estado, os critérios utilizados para a liberação ou não dos estádios são a estrutura para a transmissão de TV (o principal deles), capacidade, segurança e liberação do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios).

Estádios liberados para receber os grandes

- Maracanã (privatizado)

- Engenhão (Botafogo)

- São Januário (Vasco da Gama)

- Moça Bonita (Bangu)

- Moacyrzão (Macaé)

- Raulino de Oliveira (Volta Redonda)

- Eduardo Guinle (Friburguense)

- Giulite Coutinho (America)

Um novo estádio

Desde 2012, Eduardo Guinle passa por profundas transformações

O estádio Eduardo Guinle é um dos principais patrimônios do Friburguense. Por isso, desde 2012, recebe obras de modernização para ficar de acordo com todas as exigências que são feitas. Há quase três anos, um novo portão foi construído nas arquibancadas descobertas e grades foram colocadas no interior do estádio — já com as medidas determinadas pela polícia militar. Ainda em 2012, a casa do tricolor serrano recebeu cerca de 5 mil cadeiras do antigo Maracanã, todas elas fixadas e coloridas em azul e vermelho. No ano passado, o estádio foi completamente setorizado. Os vestiários foram pintados e algumas cadeiras instaladas no lado de fora e em seu interior. Ao todo, foram gastos cerca de R$ 30 mil.

Outra importante mudança diz respeito à segurança dos rivais. Os veículos, geralmente estacionados em frente ao portão da arquibancada social, passaram a ser colocados no estacionamento interno do estádio. Por isso, o portão foi ampliado. Tudo isso sem contar a manutenção constante do gramado, que apresenta bom estado há anos durante as competições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense | Estádio Eduardo Guinle
Publicidade