Como forma de incentivar o progresso do ser humano e do Planeta Terra, a IV Feira de Desenvolvimento Sustentável da Região Centro-Norte Fluminense, nesta edição de 2012 nos municípios de Cantagalo, Cordeiro e Macuco, tem por objetivo despertar em alunos, professores e demais envolvidos a prática de hábitos sustentáveis.
Isso porque o desenvolvimento sustentável é o caminho para a satisfação das diversas necessidades do homem e do ambiente, de forma a não comprometer gerações futuras. Significa possibilitar que a sociedade atinja um nível satisfatório de desenvolvimento social, econômico e cultural. Para tanto, faz-se mais que necessário o incentivo do uso racional dos recursos naturais.
Com o tema “Tornar minha Cidade Sustentável”, a Feira visa apontar propostas para a criação de uma cidade sustentável, em que os alunos participantes podem usar várias formas de expressão, e transitar por diversas áreas, como Saúde, Educação, Trabalho e Renda, Trânsito, Moradia e Pessoas com Deficiência. A intenção é possibilitar aos participantes, principalmente os jovens, diagnosticar, planejar, monitorar e exercer o controle social com cidadania, aprendendo a vencer desafios e desigualdades.
Faz parte do evento o “IV Concurso Escolar sobre Desenvolvimento Sustentável”. Os vencedores receberão bicicletas, PlayStation portátil, smartphones e tablets, e os professores orientadores também receberão tablets. O evento de premiação será no dia 8 de dezembro, na Sede da Associação Musical Fraternidade Cordeirense.
O incentivo e a premiação são fatores relevantes e motivadores para o início da ação educacional, porém, conforme o conhecimento do tema é aprendido, além da valorização das ideias e dos trabalhos, o jovem começa a se ver como agente de mudanças. Ele passa a perceber que pode, com atitudes concretas, respeitar, reciclar, reaproveitar, reutilizar—enfim, ele adquire uma nova consciência que leva consigo ao longo de sua vida, modificando seu comportamento, da família e da comunidade.
O “IV Concurso Escolar sobre Desenvolvimento Sustentável” deste ano conta com a expectativa de envolver 10 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I e II, nos três municípios, com a participação de 53 colégios e escolas. E os números continuam: confecção e elaboração de mais de 3.000 trabalhos, com a participação de cerca de 300 professores orientadores.
Lançada no dia 27 de setembro em Cordeiro, a IV Feira de Desenvolvimento Sustentável é uma realização da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland, representante das Associadas Holcim, Lafarge e Votorantim), em parceria com as prefeituras, por meio de suas secretarias de Educação.
Também com foco na ação social e no desenvolvimento da região centro-norte fluminense, será realizado no dia 7 de dezembro, pela ABCP, uma solenidade em que serão entregues ao Inea (Instituto Estadual do Ambiente) o relatório do Termo de Cooperação Técnica entre o Inea e a ABCP, e o documento “Análise da Contribuição do Coprocessamento como Alternativa de Gestão de Resíduos” elaborado pela Coppe, bem como a inauguração das estações meteorológicas nas comunidades. A solenidade ocorrerá no dia 7 de dezembro, às 09h30, na Fazenda Gamela Eco Resort, RJ-160, Estrada Cantagalo-Carmo, km 20.
Sobre a ABCP
Nos últimos anos, a consciência da sociedade sobre o ambiente tem atribuído importância cada vez maior aos materiais de construção e seu impacto. Decisões em favor de produtos e de sistemas construtivos são influenciadas por aspectos técnicos, econômicos e também ecológicos. O concreto vem demonstrando excelente adequação para atingir o equilíbrio com o ambiente por meio de suas matérias-primas e processos de produção. Efetivamente, a produção do concreto consome menos energia em comparação com a maioria dos demais insumos de construção. Embora a situação do concreto seja vantajosa em relação a outros materiais, os grandes volumes de produção geram impactos ambientais, que são combatidos por ações e inovações tecnológicas, cuja divulgação é promovida pela ABCP. A indústria do cimento e a ABCP reconhecem o papel social das instituições no apoio à formação da cidadania e do bem-estar da população brasileira.
Deixe o seu comentário