O festival de cultura japonesa Nihon Fri-Matsuri está animando, neste fim de semana, o estacionamento do Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça do Suspiro. Durante o evento, que vai até domingo, 29, os visitantes poderão conferir exposições e atrações típicas do país e apreciar iguarias da culinária japonesa. A entrada é gratuita.
Além de celebrar o Dia Nacional do Japão, comemorado em 29 de abril, o evento festeja os 110 anos da chegada dos japoneses ao Brasil e os 91 anos em Nova Friburgo. A abertura do festival aconteceu nesta sexta, às 17h, com a apresentação de Yosakoi Soran, canção tradicional japonesa; bon-odori, dança; e ninjustu, que é uma arte marcial.
Neste sábado, 28, as atrações acontecem das 10h às 23h30 e, no domingo, 29, das 10h às 20h. De acordo com a organização do evento, a programação inclui também desfile de cosplay, oficinas de Ikebana (arranjos florais) e Origami, apresentações de Jiu-Jitsu, Judô e Kenjutsu, exposição de kokeshi, shodo e mangá, além de um espaço anime e local para a prática de Shiatsu.
A lista intensa de atrações contém também apresentações especiais, como o cantor Joe Hirata; de koto, instrumento milenar; e tambores. Para quem aprecia a culinária japonesa, todos os dias haverá Sushi, Sashimi, Yakissoba, Tempurá, Gyoza, Harumaki e doces tradicionais. Dentre os pratos brasileiros estarão a venda: batata frita, pasteis, churrasquinho, hambúrguer e cerveja artesanal.
Segundo o presidente da colônia japonesa em Nova Friburgo, Motomu Watanabe, o evento tem como objetivo difundir a cultura do Japão entre os friburguenses. “Através do Nihon Fri-Matsuri, a Colônia Japonesa colocará à disposição de toda a população o acesso gratuito às artes, costumes e tradições ainda pouco conhecidas, mas que formam o princípio da Cultura Milenar Japonesa”, disse ele.
Já o diretor de comunicação e membro da colônia Japonesa, Peter Nagatsuka, destacou a necessidade de relembrar que os imigrantes japoneses, junto as outras nove colônias, ajudaram a construir Nova Friburgo. “Durante o evento, os visitantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história da imigração, desde a época da família Kassuga. O Nihon é a porta de entrada para a nossa cultura e é promovido com o intuito de aproximar a colônia dos amantes da nossa culinária e tradições”, pontuou.
Mais informações sobre o evento e a programação completa podem ser obtidas pelo e-mail coloniajaponesanf@gmail.com. A classificação é livre.
Deixe o seu comentário