Dos dez times participantes, restam apenas oito. Dois deles, Santa Clara e Cascatinha, ficaram na primeira fase. A partir de agora não há mais espaço para erros. Qualquer deslize pode significar a eliminação da Supercopa SAF, que entra na reta final e terá os confrontos de quartas de final neste domingo, 21, no Amparo. O principal torneio de futebol amador de Nova Friburgo conhecerá o campeão no dia 5 de julho, em decisão disputada no estádio Márcio Branco.
A rodada decisiva para a definição dos times finalistas aconteceu no último domingo, 14. Já classificados, os favoritos Corujão e Vargem Alta folgaram e assistiram de camarote à disputada pelas últimas vagas. O Stucky venceu o São Lourenço por 2x1, em duelo que abriu a tarde de jogos no campo do Cascatinha. O time da zona rural teve um pênalti para cobrar logo no início de partida, mas desperdiçou. A equipe da localidade da estrada Mury-Lumiar cresceu na partida e chegou a abrir 2x0. Desta forma, avança para enfrentar o Barroso, que nem precisou entrar em campo para somar três pontos. O adversário, o Santa Clara, foi eliminado do torneio ao não comparecer à partida válida pela segunda rodada.
A derrota pode ter custado caro ao São Lourenço. O time da zona rural terá pela frente nas quartas de final o Corujão, detento de um título e atual vice-campeão. O Amparo, já nos instantes finais de partida, empatou por 1x1 com o Rio das Flores, e fugiu do duelo com o Vargem Alta. O time de Rio Bonito tentará avançar às semifinais — e desta forma repetir, no mínimo, o desempenho de 2014 — em duelo contra um dos favoritos da competição, enquanto a equipe do quarto distrito vai encarar o Unidos do Alto. A equipe do Alto de Olaria, debutante na competição, encerrou a primeira fase em grande estilo, goleando o Cascatinha pelo placar de 5x1. A equipe da casa chegou a abrir o placar e criou oportunidades para ampliar, mas não resistiu à maior força física do Unidos.
Os jogos das quartas de final
- 9h: Vargem Alta x Rio das Fores
- 10h45: Barroso x Stucky
- 12h45: Corujão x São Lourenço
- 14h45: Unidos do Alto x Amparo
Estádio do distrito movimenta população com jogos e eventos
Um dos maiores motivos de orgulho para a comunidade do quarto distrito é o estádio Guilherme Gripp. A sede do Amparo Futebol Clube, fundado em 1922, é a principal opção de lazer para os moradores da localidade e regiões próximas. A maior dificuldade, no entanto, é a parte financeira. O clube conta com aproximadamente 50 sócios, que contribuem com R$ 15 mensais. Alguns projetos existem para a melhoria da estrutura e a construção de um complexo esportivo no local, com mais dois vestiários, piscina, arquibancadas fixas e lojas para serem alugadas. O desenvolvimento do comércio é uma das metas do clube e da Associação de Moradores do distrito, envolvendo toda a comunidade local no mesmo ideal.
Os eventos no estádio costumam ser frequentes. O espaço ao lado do bar do clube pode ser utilizado como um salão de festas. Os planos para modernizar o Guilherme Gripp ainda estão em fase embrionária e dependem de investidores para saírem do papel. De acordo com a diretoria do clube, pouco mais de 200 pessoas visitam o estádio aos fins de semana.
Através de uma parceria com o Instituto Amigos do Esporte, o Amparo sustenta uma Escolinha para 90 crianças entre 4 e 17 anos de idade, com atividades aos sábados pela manhã. Ainda no sábado, as tradicionais peladas para veteranos acima de 40 anos movimentam as tardes no distrito. Aos domingos, é a vez dos “bengalinhas” e um novo grupo de veteranos. Os “peladeiros” desfrutam de uma estrutura com dois vestiários provisórios e outros dois fixos.
Deixe o seu comentário