Supera Rio reúne políticos e expoentes técnicos em Nova Friburgo

Evento exaltou a colaboração suprapartidária e colheu sugestões para orientar políticas públicas e parcerias com a iniciativa privada
segunda-feira, 13 de junho de 2016
por Márcio Madeira
Braulio Rezende, Wanderson Nogueira, Jorge Picciani, Rogério Cabral e Jorge Maciel (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Braulio Rezende, Wanderson Nogueira, Jorge Picciani, Rogério Cabral e Jorge Maciel (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Durante a tarde desta segunda-feira, 13, Nova Friburgo esteve no centro político do estado do Rio de Janeiro. Ao sediar o primeiro de quatro fóruns atrelados ao programa Supera Rio, idealizado pelo gabinete do deputado estadual Wanderson Nogueira e promovido pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da InterTV, a cidade reuniu num mesmo ambiente alguns dos principais expoentes políticos e técnicos do estado, com o objetivo comum de elaborar uma carta suprapartidária que aponte caminhos para a superação da atual crise econômica. Que, na opinião do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jorge Picciani, é a mais grave já enfrentada pelo estado.

Na esfera política, participaram do encontro os deputados estaduais Jorge Picciani (PMDB), Wanderson Nogueira (Psol), Comte Bittencourt (PPS), Jorge Felippe Neto (PSD), Paulo Ramos (Psol) Samuel Malafaia (DEM), Bernardo Rossi (PMDB) e Jânio Mendes (PDT), além do prefeito Rogério Cabral e dos prefeitos Juarez Corguinha (Sumidouro) e Leandro Monteiro (Cordeiro); da vice-prefeita Grace Arruda; do deputado federal Glauber Braga; e dos vereadores Alexandre Cruz, Cláudio Damião, Marcelo Verly e Zezinho do Caminhão.

O contingente, contudo, certamente teria sido maior, não fosse pela coincidência de horários com a reunião promovida pela Justiça Eleitoral a fim de orientar pré-candidatos a respeito de temas como o registro de candidaturas e a fiscalização de propaganda eleitoral.

Já no corpo técnico, importante registrar a presença dos economistas José Luís Fevereiro e Darc Costa; do geólogo Guilherme Estrella; do presidente da Facerj, Jésus Mendes Costa; do professor e diretor do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, Ricardo Barros; do representante da Faerj, Heloísio Amorim Machado; do presidente da regional Centro-Norte da Firjan, Joel Wermelinger; da gerente regional do Sebrae, Fernanda da Silva Gripp; da coordenadora do fórum, Geiza Rocha; além do presidente da CDL e do Sincomércio, Braulio Rezende; do diretor executivo da InterTV, Jorge Maciel; e do vice-diretor de A VOZ DA SERRA, Gabriel Ventura Braga.

Discursos técnicos, regionalistas e suprapartidários

A fim de gerar diretrizes concretas, que efetivamente possam orientar políticas públicas e parcerias com a iniciativa privada capazes de acelerar o processo de recuperação econômica, o fórum foi marcado por discursos de natureza técnica e/ou colaborativa e suprapartidária. Um dos mais entusiasmados em relação à colaboração entre os diversos atores presentes era a do prefeito Rogério Cabral.

“A esperança é grande, até porque reunimos aqui importantes membros do governo do estado. É um fórum antigo, foi criado pelo presidente Picciani, e eu participei de algumas reuniões na condição de presidente da Comissão de Agricultura, tanto na Alerj quanto nas diversas regiões do estado. Portanto, a oportunidade de discutirmos juntos, não só Nova Friburgo, mas o desenvolvimento de toda a região e formas de fortalecermos nossas empresas e atrairmos outras para cá, é algo fundamental. Não tenho dúvida de que novas ideias vão surgir a partir deste discussão, e que delas poderemos tirar bons frutos. Quando todos unimos forças pelo bem comum, coisas boas acontecem”, salientou Rogério Cabral.

Já o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani, reforçou a necessidade de estimular a economia através da desburocratização, e reafirmou que a assembleia está aberta às demandas da região serrana. “Eu criei o Fórum de Desenvolvimento Econômico há 13 anos e ele está a pleno vapor. Fizemos essa parceria com a InterTV para os quatro eventos do Supera Rio, e neles pretendemos recolher o maior número possível de informações e sugestões. O deputado Wanderson Nogueira e a Geiza Rocha, do Fórum, conseguiram trazer grandes economistas a Nova Friburgo, compondo mesas de debate extremamente produtivas. Espero que daí surjam ideias capazes de reduzir a burocracia e o chamado ‘Custo Brasil’. O momento é de muitos desafios: inflação alta, juros altos, falta de crédito e carga tributária altíssima”, observou Picciani.

O presidente da Alerj disse ainda que o estado do Rio de Janeiro vive sua maior crise, com sua economia centrada em óleo e gás totalmente abalada e que o governo vem acumulando dívidas como nunca antes. “Estive hoje (ontem, 13) com o governador em exercício Francisco Dornelles, e o governo começa a tomar medidas de austeridade, que ainda não serão suficientes, mas representam um bom sinal, porque estamos perdendo R$ 20 bilhões em arrecadação. Por tudo isso precisamos remodelar o estado, e espero que de encontros como este surjam alternativas para o fortalecimento da inovação, da indústria da moda, aproveitando a força de Friburgo no segmento da lingerie. A presidência da Alerj está, e sempre esteve, aberta e atenta às demandas de Nova Friburgo e toda a região”, enfatizou.

O deputado friburguense Wanderson Nogueira, por sua vez, destacou a importância de debater a crise a partir dos termos e pontos de vista do interior do estado. “Este evento busca devolver Nova Friburgo e toda a região ao mapa político do Estado do Rio de Janeiro. A intenção é superar a crise a partir das potencialidades que o interior do estado oferece. A crise é tratada muitas vezes pelo foco da capital, e é preciso trazer o olhar do interior do estado. Este evento vai produzir uma carta com propostas para que possamos avançar economicamente a curto, médio e longo prazos, porque é através do interior que o Rio vai superar essa crise,” disse.

O vice-diretor de A VOZ DA SERRA, Gabriel Ventura, foi outro a defender a colaboração suprapartidária e livre de interesses eleitorais na busca por soluções que possam estimular a economia fluminense. “Até porque a crise é de todos, os problemas são de todos, e a busca por solução também deve unir todos os agentes da sociedade”, observou Gabriel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Crise | economia | CDL | Sincomercio
Publicidade