Supera Rio discute a crise na Uerj nesta sexta em Friburgo

No evento serão propostas alternativas para o desenvolvimento da universidade e do Instituto Politécnico
quinta-feira, 16 de março de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Supera Rio discute a crise na Uerj nesta sexta em Friburgo

Nesta sexta-feira, 17, a partir das 14h, deputados, vereadores, professores, estudantes e sociedade se reúnem na Câmara Municipal de Nova Friburgo em mais uma edição do evento Supera Rio que, dessa vez, vai discutir a grave crise enfrentada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e o Instituto Politécnico. A iniciativa do deputado estadual friburguense Wanderson Nogueira (Psol-RJ) objetiva elaborar alternativas e desenvolver propostas para recuperar a universidade. Já estão confirmadas as participações no evento do deputado federal Glauber Braga e dos deputados estaduais Marcelo Freixo e Jorge Felipe Neto, além da vice-reitora da Uerj, Maria Georgina Muniz, e o presidente do diretório acadêmico da universidade, Arthur Moura. Eles farão uma explanação detalhada do atual momento da universidade e abrir o debate para cinco painéis de discussão.

No primeiro painel, o ex-deputado Carlos Guimarães, que vai contextualizar a importância do Instituto Politécnico para Nova Friburgo e região. Com o tema: “Instituto Politécnico da Uerj: histórico da formação e conquistas”. Na sequência, a inovação tecnológica e ensino como saídas para a crise será o tema do debate conduzido pelos deputados estaduais do Psol, Flávio Serafini e Eliomar Coelho.

O diretor do IPRJ, professor Ricardo Carvalho de Barros, abrirá o terceiro painel de discussões sobre a crise na Uerj e as potencialidades a serem desenvolvidas na unidade. Já o professor Marcelo Verly conduzirá o quarto painel a respeito do empreendedorismo universitário, discutindo as empresas juniores, incubadoras de empresas e os parques tecnológicos.

No quinto painel, o cenário nacional das universidades públicas no Brasil ganharão espaço na discussão com o deputado federal Glauber Braga. Finalizando o evento, o deputado estadual Marcelo Freixo promoverá um grande debate sobre democracia e direitos humanos.

Para o deputado estadual Wanderson Nogueira, a iniciativa é importante para a resolução de problemas e encontro de soluções práticas pró-desenvolvimento do Instituto Politécnico e da Uerj. “Esse seminário é fundamental para que possamos encontrar alternativas efetivas para reagir. São soluções, metas de curto, médio e longo prazo. Nova Friburgo está no centro das discussões do estado. Nós acreditamos que o Rio tem jeito e que a Uerj e o IPRJ tem papel fundamental. A inovação tecnológica e educação são essenciais para o combate à crise”, destacou o deputado estadual.

SEM FOTO OU COM ARQUIVO DA FACHADA DA UERJ SE PRECISAR

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: UERJ
Publicidade