Suiços em visita a Nova Friburgo

quarta-feira, 21 de outubro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Suiços em visita a Nova Friburgo
Suiços em visita a Nova Friburgo

Por Max Wolosker

Dando início às comemorações dos 30 anos da Associação Fribourg-Nova Friburgo 330 suiços provenientes do Cantão de Fribourg aqui chegaram no dia 16, uma sexta-feira, e permaneceram entre nós até quarta, 21, onde cumpriram uma extensa programação.

Divididos em dois grupos, a primeira leva foi recebida em festa, na frente do teatro Ariano Suassuna, pelo prefeito Heródoto Bento de Melo, pelo presidente da Associação Fribourg-Nova Fribourg (Brasil), Roberto Wermelinger, pelo secretário de relações Internacionais da Prefeitura de Nova Friburgo, Maurício Sérgio de Oliveira, e pelas famílias que vão hospedar uma grande parte da comitiva dos suíços. Houve um pequeno atraso na chegada, que estava prevista para 11h30, em virtude da quantidade de instrumentos musicais que foram trazidos da Suíça, para serem doados aos vários grupos musicais de nossa cidade.

Com a tarde e a noite de sexta reservadas para um repouso e para um maior contato com as famílias, as festividades começaram sábado pela manhã, com um desfile pela Avenida Alberto Braune, tendo a participação das várias bandas, fanfarras e corais de Fribourg, dos corais, da Campesina Friburguense e das várias escolas que recebem subvenção do governo suíço, além de representantes das famílias hospedeiras, a maioria de descendentes dos fundadores de Nova Friburgo, sendo que foi do Cantão de Fribourg que partiu o maior número de imigrantes.

O desfile terminou em frente à sede da Prefeitura, com os discursos de praxe das autoridades presentes, com destaque para o prefeito de Fribourg, Pierre Alain Clément, para o embaixador da Suíça, no Brasil, Wilhelm Méier e do prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Melo.

Após o desfile foi servido um churrasco, na fazenda Campestre, oferecido pela família Paula Machado, proprietária do local, onde além da estrela maior, nossa famosa caipirinha, foi oferecida uma avant-première do que seriam esses cinco dias, com a exibição do grupo Rastafári de Nova Friburgo e da Banda Guggen 3 Cannard, de Fribourg.

A programação foi extensa com várias apresentações, umas ao ar livre, como a de domingo pela manhã na Praça Getúlio Vargas, outras no teatro municipal, além das visitas previstas às cidades de Tanguá, Santa Maria Madalena, Cantagalo e ao Distrito de Lumiar.

Este foi o sexto encontro entre suíços e friburguenses aqui em nossa cidade, o que muito contribuiu para o estreitamento dos laços de amizade, e como o nome do encontro sugere, não deixa de ser uma preparação para a grande festa dos 200 anos de Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade