Sucesso no ano passado, Caravana da Ciência volta a Friburgo

Centro de ciências integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e fica na praça até esta sexta
quarta-feira, 23 de outubro de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
A a Caravana da Ciência na Praça Dermeval Barbosa Moreira (Fotos: Alerrandre Barros)
A a Caravana da Ciência na Praça Dermeval Barbosa Moreira (Fotos: Alerrandre Barros)

 

Estudantes e curiosos lotaram os estandes da Caravana da Ciência, que estacionou nesta quarta-feira, 23, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro. Pela terceira vez em Nova Friburgo, o centro de ciências itinerante da Fundação Cecierj é uma das principais atrações da 9ª edição municipal da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A caravana continua na cidade nesta quinta,-feira, 24, das 9h às 17h e das 18h às 20h30, e na esta sexta-feira, 25, das 9h às 15h. 

“Temos exposições que tratam de diversas áreas do conhecimento”, explica a divulgadora da ciência da Fundação Cecierj, Jéssica Norberto Rocha. “Na carreta, há equipamentos sobre a área da física, como ótica e eletricidade. Nas tendas, exposições geologia e paleontologia do Museu de Ciências da Terra, exposições com animais peçonhentos, o mosquito Aedes aegypti, doença de chagas e animais marinhos, além do girotec, equipamento que trabalha a gravidade”. 

De acordo com Jéssica, a expectativa é receber cinco mil visitantes até amanhã. As instituições de ensino que desejam levar alunos precisam fazer o agendamento através dos telefones (22) 99917-5577 e (22) 99208-0801 ou pelo e-mail snct2019.novafriburgo@gmail.com. As vagas são limitadas por horários. A entrada é gratuita. Com mais 12 anos, a Caravana da Ciência já percorreu mais de 50 cidades do estado, aproximando a população da ciência.

É o segundo ano consecutivo da caravana em Friburgo. “A repercussão, no ano passado, foi excepcional. As crianças gostaram muito dos experimentos. Várias escolas perguntaram para nós, ao longo dos últimos meses, se iríamos trazer a caravana novamente. Ela contribuiu muito com o ensino em curso nas escolas”, disse Marcelo Verly, secretário municipal de Ciência e Tecnologia.  

Na praça, além das tendas da Caravana da Ciência, há estandes com atividades acadêmicas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF-UFRJ), Embrapa, Universidade Estácio de Sá, Instituto Pindorama, Centro Educacional Familiar de Formação por Alternância (Ceffa) Rei Alberto I e Secretaria Municipal de Educação.  

Trabalhos acadêmicos

As atrações que acontecem na praça integram a programação municipal da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre até o próximo domingo, 27, em todo o país. Em Friburgo, este ano, a SNCT é realizada junto à Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana (EtarSerra), que acontece no polo Cederj, em Olaria. Na sexta-feira, 25, os projetos estarão em exibição no ginásio do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), no Centro. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade