Sucesso marca o Encontro do Meio Ambiente em Duas Barras

sexta-feira, 17 de julho de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Sucesso marca o Encontro do Meio Ambiente em Duas Barras
Sucesso marca o Encontro do Meio Ambiente em Duas Barras

Reinaldo Rocha

“A realização do I Encontro do Meio Ambiente de Duas Barras foi sem dúvida alguma um verdadeiro sucesso”, disse o secretário de Meio Ambiente de Duas Barras, Maurício Wermelinger, em entrevista exclusiva concedida dias após a realização do encontro, que aconteceu na Praça Governador Portela, no centro histórico da cidade bibarrense. A avaliação positiva do secretário e sua equipe de trabalho, formada por Mário Ponce, Salvador Rimes, Gelson Freitas, Marcelo Táboas e a professora Viviane, bem que se justifica, considerando todas as dificuldades vencidas em torno da mobilização e preparação para o encontro. Além de enfrentar o desafio da busca de parcerias, a equipe teve que se empenhar pela definição da estrutura para a realização do evento.

Neste sentido, explica o secretário, foi de fundamental importância a determinação e vontade política do prefeito Antônio Carlos, que deu total apoio ao evento, por entender sua importância para o estabelecimento de novas políticas públicas em defesa do meio ambiente em nível municipal. Também contribuiu para o sucesso do evento o apoio das demais secretarias do governo, que trabalharam para que o encontro pudesse acontecer e surtir os efeitos planejados e desejados pela Secretaria de Meio Ambiente. Wermelinger ressaltou ter sido fundamental o apoio principalmente da Secretaria de Educação, sob o comando de Ailton Taboas, que foi parceira na estruturação e no desenvolvimento do encontro.

O encontro, que aconteceu pela primeira vez no município, defendeu o tema Preservando com responsabilidade. Crescendo e aprendendo a preservar, e só foi possível graças à iniciativa do prefeito Antônio Carlos (PMDB), que num ato de coragem determinou no fim do ano passado, através da Lei 948/08, a reestruturação do organograma da prefeitura e a consequente criação da Secretaria de Meio Ambiente, colocando à sua frente o experiente Maurício Wermelinger, que no mandato anterior ocupou o cargo de secretário de Fazenda, realizando um trabalho de total reestruturação daquela secretaria.

Presenças garantem o sucesso do encontro

O sucesso do encontro foi reforçado pela presença de várias autoridades e lideranças do município, estado e região, a exemplo do prefeito Antônio Carlos, do vice-prefeito Marcos Serpa, o Kinka, secretários do governo municipal, vereadores e assessores. Também estiveram presentes representantes de várias instituições, como o superintendente regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Alberto Daniel; a tenente Fabíola e o sargento Constantino, do Batalhão da Polícia Florestal; o assistente operacional do Inea, Lourenço Eduardo; Paulo Nunes, da Revista Momento Ambiental; Vivianne Mello, secretária executiva do Comitê de Bacias Rio 2 Rios; Renato Feno, da ONG Ser da Terra; Paulo Araújo, secretário de Meio Ambiente de Santa Maria Madalena; Lauro Nardoto Conde, secretário de Meio Ambiente de São Sebastião do Alto; tenente do exército Veríssimo e equipe; Iaci, representante da Cooperativa Agropecuária de Duas Barras; o presidente da Associação de Produtores e Moradores de Fazenda do Campo, Joel Cantídio; o secretário da APA do Alto do Rio Negro, Marcus Antônio de Paula; a secretária executiva da APA do alto do Rio Resende, Rosa, e o presidente da Associação de Produtores e Moradores de Vargem Grande, Denilson Freitas.

Maurício Wermelinger agradeceu aos parceiros da Secretaria de Meio Ambiente, que doaram vários prêmios para o encontro, tais como Altair e doutor Alexandre, do Idese, que doaram uma bicicleta; o secretário de Educação, Ailton Táboas, que doou as camisas para o evento; a moradora da comunidade Malvina, que doou um MP4; Rodi, da Gráfica Macuco, que doou uma bicicleta; doutyor Renato, da Agroban, que doou um computador; Adalberto, da Rota 116, que doou um computador, e Jairo Wermelinger, da Fazenda Três Barras, que também doou um computador.

Um total de 12 escolas da rede municipal participaram do evento, entre as quais, a Professora Liberalina Alves Ribeiro de Souza, direção de Márcia e Rosilene; Ana Lopes Guedes, direção de Solange; Esmeraldino Britto, direção de Wanda; Henrique José Fernandes, direção de Paula; Pedro José de Andrade, direção de Paula; José Fernandes Soares, direção de Rafaela; Vereador Alberto Alvino de Mattos, direção de Viviane; Manoel Vieira de Souza Sobrinho, direção de Eliane; Ex-Combatente Amâncio Pinto, direção de Maria José e Neide; Alfredo Lutterbach Vidal, direção de Guislane; Berenice Soares Silveira, direção de Erlane e Jucimar, e Anna Mary Mussi de Carvalho, direção de Marisa e Marinete.

As escolas apresentaram os trabalhos de pesquisa desenvolvidos dentro do projeto de educação ambiental proposto pela Secretaria de Meio Ambiente desde o início do ano, sob o tema Meio ambiente na Vida de Nossa Gente. O projeto de estudos e pesquisas proposto aos alunos nas escolas da rede municipal tomou como base as microbacias do município em que os alunos realizaram aulas, passeios, visitaram nascentes, observaram e registraram os riscos ambientais no entorno de suas localidades de origem. Reconheceram a importância de morar num município que produz suas próprias águas, o que possibilitou o desencadeamento de uma verdadeira consciência coletiva de cidadania que precisa ser trabalhada em prol da preservação do nosso meio ambiente. A responsabilidade técnica do projeto ficou a cargo da professora Viviane, ligada à Secretaria de Meio Ambiente, numa parceria com a Educação. Já a orientação dos trabalhos das escolas ficou sob a responsabilidade da direção, orientadores, professores e alunos.

Os trabalhos foram julgados no dia do encontro por uma comissão de jurados, que avaliou uma série de requisitos, pontuando as escolas envolvidas no projeto. Na apresentação final dos projetos foram classificadas na categoria Educação Infantil, a Escola Vereador Alberto Alvino de Matos; na categoria do primeiro segmento do ensino fundamental, a Escola Alfredo Lutterbach Vidal e na categoria do segundo segmento do ensino fundamental a escola Ex-Combatente Amâncio Pinto. Todas as escolas foram premiadas com um computador cada.

Também foi sorteada uma bicicleta para os participantes da Gincana Ecológica e duas bicicletas para os participantes do Passeio Ciclístico Ecológico, sendo uma para categoria masculina e outra para a feminina.

O primeiro hidrante prevenção e segurança

Outro momento importante do encontro foi sem dúvida alguma a conquista do primeiro hidrante do município atendendo a um pedido da secretaria junto ao Corpo de Bombeiros, com a finalidade de agilizar o combate a incêndios na sede do primeiro distrito. O hidrante foi instalado em frente à Cedae, localizada na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Duas Barras e é uma prova de que prevenção também faz parte da política da Secretaria de Meio Ambiente.

Um pouco de história...

A Secretaria de Meio Ambiente foi criada pelo prefeito Antônio Carlos (PMDB), que num ato de coragem determinou no final do ano passado, através da edição da Lei 948/08, a reestruturação do organograma da Prefeitura e a consequente criação da Secretaria de Meio Ambiente, colocando a sua frente o experiente secretário Maurício Wermelinger, que no mandato anterior ocupou o cargo de secretário de Fazenda.

A secretaria que nasceu com o desafio de estabelecer políticas públicas no âmbito municipal em favor da defesa e preservação do meio ambiente, tem por objetivo sensibilizar a comunidade para que melhor utilize os recursos disponíveis no meio ambiente de forma responsável e equilibrada garantindo melhores condições de vida as gerações futuras.

Para garantir a estruturação básica desta secretaria foi determinada a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente – Condema e instituído o Fundo Municipal de Meio Ambiente - FMA. E numa atitude pioneira no Estado do Rio de Janeiro, a secretaria determinou a criação e treinamento da Guarda Municipal de Meio Ambiente – GMA, formada por um efetivo voluntário recrutado junto a Guarda Municipal ligada a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, sob o comando de Manoel Messias Pereira.

Outra medida determinada pela secretaria, que vem trabalhando respeitando a orientação das Microbacias, formada pelas vertentes dos principais rios do município e seus respectivos afluentes, foi a criação das Áreas de Proteção Ambiental – APAs, ocasião em que foram implantadas as APAs dos rios Negro e Resende.

Dentre as diversas ações que já estão sendo realizadas pela secretaria, como a confecção de kits solares com a utilização de garrafas pets e outros materiais recicláveis e a elaboração de mapas específicos visando levantamentos de dados mais precisos do município, entre outras, dois merecem destaque por sua importância. Primeiro, a implantação do Projeto de Educação Ambiental nas Escolas, que acontece em parceria com a Secretaria de Educação e visa ampliar a consciência coletiva de defesa do meio ambiente partindo do ambiente escolar para atingir a família e consequentemente toda a sociedade. Segundo, a implantação do Projeto de Preservação e Recuperação de Nascentes, com previsão de reflorestamento e apoio financeiro aos proprietários que venham a aderir ao projeto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade