Sucesso, Corrida da Mulher inaugura calendário do atletismo municipal

Prova inaugurou o calendário de eventos de atletismo em Nova Friburgo
sexta-feira, 22 de março de 2019
por Vinicius Gastin
Vitória Régia faturou o título dos dez quilômetros da Corrida da Mulher
Vitória Régia faturou o título dos dez quilômetros da Corrida da Mulher

Em homenagem ao dia todo dedicado a elas (último 8 de março), a Corrida da Mulher e Admiradores inaugurou o calendário de eventos de atletismo em Nova Friburgo. Todas as atrações, bem como a chegada e a largada, foram promovidas no último dia 10, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro.

Nas principais categorias da competição, houve domínio de atletas da Associação dos Corredores Friburguenses, a Ascof. As três primeiras colocadas nas duas provas, de cinco e dez quilômetros, fazem parte da equipe. Pelo menos 200 corredores, sendo 136 mulheres, participaram do evento.

Na prova de menor percurso, Renata Nunes voltou a faturar o título, seguida por Mônica e Patrícia, um trio friburguense e integrante da equipe Ascof. No circuito de dez quilômetros, Vitória Régia conquistou novamente o direito de subir ao lugar mais alto do pódio, seguida por Ana Flávia e Monique, também todas atletas da Associação de Corredores Friburguenses.

No setor masculino, o vencedor foi Rogerinho, do Carmo, seguido pelo friburguense Alexandre Ligeirinho (campeão em 2018) e pelo também carmense Lucivaldo.

Atrações como alongamento, serviços e o já tradicional desfile de moda também foram atrações e movimentaram as dezenas de pessoas que participaram ou prestigiaram a competição. “É a corrida que abre o calendário em Nova Friburgo, e nós nos preparamos para esse momento. Tem muita gente que diz que gostaria de praticar atividade física, correr, e se prepara exatamente para essa corrida. É uma prova que faz parte desse momento da vida das pessoas, em especial das meninas, que dão o primeiro passo para uma vida mais saudável”, destaca Jaqueline Abreu, uma das organizadoras do evento.

Os atletas que cruzaram a linha de chegada de forma legal, cumprindo as determinações do regulamento, receberam medalhas de "finisher". Foram premiados também os três primeiros atletas das categorias feminina e masculina. No caso dos dez quilômetros, os mais rápidos receberam troféus.

Os três primeiros de cada faixa etária, em cada prova, também foram condecorados com troféus especiais no pódio. Há premiação para atletas de até 19 anos, 20 a 29, 30 a 39, 40 a 49, 50 a 59, 60 a 69 e acima de 70 anos.

“O evento reuniu muita gente, movimentou a praça. Tivemos o aquecimento, corte de cabelo ao vivo através de um sorteio, o desfile de modas, todo um aparato na parte de massagem, hidratação e salada de frutas para todos os participantes. O legal é o percurso, passando pela Praça Getúlio Vargas. É um charme do evento, que é único na cidade e no estado do Rio”, pontua o professor José Augusto, organizador do evento.

“Essa corrida se firmou como um dos principais eventos de comemoração ao Dia Internacional da Mulher em Nova Friburgo, e sempre acontece no primeiro ou segundo domingo de março. Ano que vem teremos mais”, completa.

As corridas realizadas durante o ano – há dez programadas – contam pontos para o Circuito Friburguense de Corridas. Todos os participantes somam pontos no ranking, do primeiro ao último colocado, e no final da temporada é feita a soma para premiar os vencedores.

“É um sistema em que todos pontuam de forma automática. A prova vale mil pontos, e o sistema do computador já contabiliza de acordo com a classificação do atleta”, informou.

Foto da galeria
Admiradores, os homens também foram premiados na prova dos dez quilômetros e demais categorias
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Corrida da Mulher | atletismo
Publicidade