Subsecretaria de Trabalho promove reunião com comunidade LGBT de Nova Friburgo

quinta-feira, 26 de setembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

A Prefeitura através da Subsecretaria de Trabalho e Renda promoveu na noite da última terça-feira, 24, na sede do Sine/Balcão de Empregos, em resposta a uma solicitação da Coordenadoria do Centro LGBT do município, um encontro que discutiu a qualificação do público LGBT e posterior inserção no mercado formal de trabalho.

Na ocasião, o chamado Sistema S — Senai, Senac e Sebrae — estiveram presentes para firmar parceria e se colocar à disposição para integrar o projeto, que visa qualificar quem muitas vezes encontra dificuldades de se socializar devido a discriminações.

De acordo com Diogo Bastos, subsecretário de Trabalho e Renda do município, a ideia é promover uma qualificação que permita imediata colocação no mercado. "A proposta do encontro é saber onde este público mais se adequa e preparar as empresas para recebê-los. Acreditamos no projeto, e por isso estamos nos mobilizando para viabilizá-lo. Trabalhamos com política pública e temos o dever de atender o cidadão, independente de classe ou gênero”, afirmou o subsecretário.

Na reunião, foram levantadas questões como preferências profissionais e demanda do mercado para que, então, sejam oferecidas as vagas. Inicialmente, está previsto um curso que atenda a aproximadamente 25 pessoas numa capacitação de curta duração e conclusão até o final de 2013.

O objetivo do encontro foi o de entender o que o grupo LGBT anseia desenvolver e em que áreas pretende atuar, a fim de orientar e promover a facilitação na escolha do curso que deverá contemplar ainda, todos os inscritos, com uma bolsa-auxílio patrocinada pelo Programa Estadual Rio Sem Homofobia.

Segundo Silvia Furtado, coordenadora do Centro de Cidadania LGBT local, estimular essas pessoas a participar desse e de outros projetos é de vital importância para alavancar o crescimento de Nova Friburgo. "Ofertar o curso para esse grupo específico significa fazer com que eles exerçam a cidadania plena. Uma vez capacitados, inseridos no mercado de trabalho e com uma vida financeira estável, poderão contribuir efetivamente para a economia do município”, declarou a coordenadora.

Para finalizar, ficou acordado que os parceiros do Sistema S apresentarão propostas pertinentes ao que foi discutido na reunião e, na sequência, será definido qual deles está mais próximo da escolha do grupo. De antemão, os participantes frisaram que um curso de qualificação na área de gestão pode ser o que mais atende à demanda neste momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade