Stam: uma história de sucesso que teve início numa garagem

Empresa friburguense completa 45 anos se consolidando como uma das mais conceituadas empresas do ramo no Brasil
terça-feira, 01 de março de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Francisco Faria, fundador da Stam Metalúrgica (Foto: Arquivo)
Francisco Faria, fundador da Stam Metalúrgica (Foto: Arquivo)

Em 1º de março de 1971, o chefe da família Faria, seu Francisco, de forte caráter empreendedor, iniciava o que se transformaria numa das maiores e mais modernas empresas do Brasil: a Stam. Focada, desde a sua fundação, no mercado de cadeados e fechaduras, a proposta do empreendimento sempre teve como objetivo principal a qualidade de seus produtos e a satisfação de seus consumidores e parceiros de negócio.

Já na década de 1980, seu Francisco iniciou a construção da fábrica em Conselheiro Paulino (onde funciona até hoje), dando o primeiro grande salto daquela empreitada que apenas 10 antes começara na garagem da casa onde a família vivia. Hoje, a Stam é uma das mais tradicionais e conceituadas fabricantes de cadeados e fechaduras do Brasil, dona de um dos mais modernos parques fabris da América Latina, onde investe continuamente em tecnologia e na qualificação de seus colaboradores.

Francisco Faria, faleceu em 2006, mas seus princípios e ideais continuaram presentes pelas mãos de sua esposa Helena Faria, atual presidente da empresa, e de seu filho Rogério Faria, vice-presidente. Também fazem parte da família Stam, as empresas Metalúrgica Bom Jardim, que fabrica produtos das marcas Yanes Reguladores de Gás e Flecha Fixadores, e a Stamp&Molde, uma das ferramentarias mais modernas do mundo. Ocupa uma área de 50 mil metros quadrados, tem 1.400 funcionários e cerca de 100 representantes comerciais.

Os contínuos avanços tecnológicos garantem um complexo industrial moderno, seguro e rico em maquinário de última geração. Com uma gestão inovadora e atualizada, a área de Tecnologia da Informação mantém o foco e o compromisso na implementação de diversas tecnologias que possibilitem obter uma nova e moderna, perspectiva na exploração da informação. Extrair informação, de qualidade, na imensidão de dados provenientes de fontes internas e externas à empresa, conduz a Stam a investir pesado em ferramentas de TI.

“A educação muda o mundo"

Um dos princípios da Stam é colaborar para o desenvolvimento econômico e social da região em que está instalada, criando milhares de empregos e interferindo diretamente na geração de renda para a comunidade. Além disso, faz questão de atuar em diversos projetos de responsabilidade social. A ideia de seus gestores envolve o desenvolvimento da empresa em consonância com a evolução econômica e social do país.

Com este forte compromisso, a Stam fundou, em 2013, o Instituto Francisco Faria, materializando a ideia de que “a educação muda o mundo”. Desta forma, oferece à comunidade oportunidades nas áreas de educação, esporte, cultura e lazer, contribuindo para a formação do indivíduo, tornando-o agente de melhoria de sua qualidade de vida e da comunidade, em geral.

A ideia de promover a inclusão social e também de criar laços sólidos com colaboradores começou em 2006, quando a empresa, através de uma parceria formalizada com o Sesi, passou a investir no programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Os colaboradores (e indivíduos da comunidade) inscritos no programa têm a oportunidade de concluir o 2º segmento do ensino fundamental e ensino médio. Assim, o Instituto atende colaboradores da Stam e a comunidade carente da região, através de projetos importantes para o desenvolvimento e formação de um cidadão pleno.

Além de manter o Instituto Francisco Faria, a Stam investe em diversos projetos sociais. É patrocinadora oficial do projeto Gol de Placa, que tem como missão, a partir da prática esportiva, promover a formação integral de crianças, jovens e adolescentes e a sua inserção na comunidade. Com a participação da empresa, o projeto em Nova Friburgo foi contemplado com o Apoio a Programas 2015-2016 da Football for Hope/FIFA, que visa a abertura de uma escola de futebol feminino e o desenvolvimento educacional e da psicologia esportiva e familiar. Todas essas parcerias, dado o admirável engajamento da Stam na vida da comunidade friburguense, sem dúvida contribui de maneira inequívoca para a construção de um Brasil mais justo e de um mundo melhor.

Sobre Rogério Faria, vice-presidente

Filho do fundador Francisco Faria, Rogério Faria faz história na Stam desde 1989, tendo atuado em diversas áreas da empresa. Sua gestão é marcada pelos investimentos em automação e treinamento, além do compromisso com o desenvolvimento da cidade de Nova Friburgo. Inovação e tecnologia são os principais diferenciais competitivos em seu modelo de negócio.

Sempre na busca da governança consolidada, demonstra transparência nas práticas empresariais, aspectos éticos e compliance, incorporando assim a confiabilidade tão necessária no mercado atual. Em 2014, Rogério foi convidado pela Revista Forbes Magazine para contar a sua experiência de gestor e empreendedor de sucesso. Portanto, ao festejar os 45 anos de fundação, o empresário celebra, antes de mais nada, o empenho de sua família e de seus funcionários na trajetória vitoriosa desta importante empresa friburguense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Stam | Personalidades friburguenses
Publicidade