STAM METALÚRGICA - Empresa 100% friburguense e orgulho de Nova Friburgo

sexta-feira, 21 de agosto de 2009
por Jornal A Voz da Serra
STAM METALÚRGICA - Empresa 100% friburguense e orgulho de Nova Friburgo
STAM METALÚRGICA - Empresa 100% friburguense e orgulho de Nova Friburgo

Em 1971, num pequeno galpão no bairro Vila Amélia, oito pessoas iniciaram a fabricação de fechaduras em Nova Friburgo. A ideia, forjada pelo saudoso Francisco Faria e o suíço Pégaitaz Ireneé René, deu certo e, em pouco tempo, a Stam Metalúrgica se transformou num grande parque industrial no distrito de Conselheiro Paulino. O tempo passou... Hoje, 38 anos após a fundação da empresa, além de garantir a manutenção de 1,2 mil empregos diretos e de outras centenas de empregos indiretos, a Stam se orgulha de ter um dos parques industriais mais importantes não só do Brasil, mas de toda a América Latina, na fabricação de fechaduras e cadeados. Uma empresa cem por cento friburguense.

Impossível falar da Stam Metalúrgica sem mencionar o nome de seu fundador, Francisco Faria, ou melhor, seu Chico Faria, como era mais conhecido. Pessoa simples e comprometida com sua comunidade, já praticava responsabilidade social muito antes desse termo ganhar a mídia. É neste espelho que até hoje a Stam firma seus passos, avança e se desenvolve cada dia mais. A indústria cresceu e, com ela, cresceram também os desafios e os novos projetos. Os ideais são os mesmos que há três décadas norteiam a empresa: produtos que ofereçam segurança e qualidade ao alcance de todos. No exemplo deixado por "seu Chico", a certeza de que é possível vencer com ética e dignidade.

Hoje o legado de Chico Faria não decepciona e por isso é mais do que justa a homenagem ao empresário Rogério Faria, vice-presidente e gestor da Stam, que divide tal honraria com toda a sua família e funcionários da fábrica. A receita do crescimento e do sucesso da Stam pode ser percebida por diversas ações desenvolvidas dentro e fora da empresa. Não é à toa que a Stam tem recebido diversos prêmios nacionais por sua grande atuação no mercado brasileiro.

Produtos duráveis, seguros e funcionais

A Stam tem muito mesmo a comemorar com seus funcionários, clientes, fornecedores, enfim, com Nova Friburgo. Afinal, a empresa é a mais importante do setor metal-mecânico do estado do Rio e uma das maiores na fabricação de fechaduras e cadeados de toda a América Latina. Dispõe de uma linha de produtos diferenciada, a fim de atender aos diversos perfis dos consumidores e produtos de alta tecnologia e qualidade, garantindo o melhor aproveitamento de todos os recursos envolvidos no processo de fabricação.

Como uma das maiores empresas do segmento, coerente com sua filosofia de inovar com qualidade, a Stam alcançou um padrão internacional em sua linha de produção, de ponta a ponta. Mais do que uma empresa global, a Stam entende que é preciso ser uma empresa cidadã.

Não por acaso a Stam é líder no mercado, com produtos de qualidade e segurança. São mais de 90 representações espalhadas pelos quatro cantos do país. A reconhecida competência da indústria, aliada à preservação ambiental e social, lhe garantem um crescimento sustentado. Fazer parcerias estratégicas e investir em tecnologia e aperfeiçoamento humano são obsessões permanentes. E o resultado não poderia ser outro: produtos duráveis, seguros e funcionais. Rigor e precisão em toda a linha produtiva de cadeados e fechaduras.

Educação e treinamento para todos os funcionários

A Stam acredita que a educação é a fórmula do sucesso para qualquer sociedade e organização empresarial. Assim, mantém nas dependências da empresa o Centro Educacional Francisco Faria (Ceff) que, em parceria com o Sesi, oferece aos funcionários a oportunidade de continuar os estudos nos ensinos fundamental e médio.

Nos últimos três anos, cerca de 200 alunos já concluíram um dos segmentos e boa parte se sentiu motivada a buscar formação acadêmica. No Ceff também são oferecidos cursos de informática e capacitação na área administrativa, garantindo, assim, que o funcionário tenha a oportunidade de desenvolver seus talentos e potencialidades. Ganha a empresa, ganham os cidadãos.

Na grade curricular constam noções da área administrativa, técnica e produtiva inerentes à estrutura de uma empresa. Entre os assuntos abordados estão o atendimento ao público externo e interno, comportamento organizacional, benefícios, atendimento telefônico, marketing pessoal, conhecimento de produto, trabalho em equipe, técnicas de cobrança, qualidade no trabalho e controle financeiro, entre outros. Alguns resultaram na concepção de um novo produto, que pode se tornar sucesso em vendas.

O mais importante para a Stam, porém, é atrair talentos, melhorar a qualificação de seus profissionais, valorizar o ser humano e promover um ambiente de trabalho motivador.

Compromisso com o meio ambiente

A preocupação com o meio ambiente é pauta constante nos projetos da indústria. Assim, acatando o que rege a Comissão Estadual de Controle Ambiental e a Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Stam conseguiu junto a estes órgãos a licença de operação por cumprir as condições ideais de controle de carga orgânica em efluentes líquidos de origem industrial, controle de carga orgânica biodegradável em efluentes líquidos de origem sanitária e da toxidade em efluentes industriais. Também obteve aprovação no manifesto de resíduos e sua destinação e controle na emissão dos ruídos advindos do processo fabril, outorgado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Sem falar no direito à utilização dos recursos hídricos de domínio do estado do Rio, mantendo preservada a cota de reflorestamento na bacia do Rio Bengalas.

Paralelamente, a Stam é uma das patrocinadoras do projeto Florestar e Cia., que tem como objetivo principal desenvolver ações junto à comunidade para reverter ações de degradação da natureza. O projeto, apoiado pela Stam, está voltado para promover educação ambiental nas escolas públicas de Nova Friburgo e tem recebido total apoio das instituições de ensino.

Enfim, a Stam possui, há mais de duas décadas, um planejamento de sistema elétrico e de reaproveitamento dos recursos hídricos para garantir eficácia e economia no processo fabril, sem poluir o meio ambiente. E cada dia investe mais neste compromisso.

Uma empresa patrocinadora de educação, esporte e cultura

A Stam patrocina alguns de seus colaboradores pelo talento natural no esporte, música e literatura. Atualmente, o projeto Gol de Placa atende a cerca de 200 crianças e adolescentes de diversos bairros, no espaço do 11° Batalhão de Polícia Militar de Nova Friburgo. A missão do Gol de Placa é promover, a partir da prática esportiva, a proteção integral de crianças e adolescentes e sua inserção na comunidade, sem falar na formação de cidadãos conscientes de seus direitos, atuantes na sociedade.

Além disso, externamente também apoia diversas ações em cultura, educação, esporte e música. Não caberia aqui listá-las, mas vale destacar algumas. No esporte, por exemplo, o Friburguense Atlético Clube, projetando o nome da cidade para todo o país; as bandas Euterpe e Campesina Friburguense mantêm escolas de música para jovens e crianças com o apoio recebido da Stam.

A Stam, sem dúvida, é uma empresa presente em Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade