Após críticas, academias ao ar livre terão professores nos horários de maior movimento
Vinicius Gastin
Ao caminhar pela Via Expressa, em Olaria, é fácil perceber a grande procura da população pela prática de esportes. Recentemente inauguradas, as academias ao ar livre atraem centenas de pessoas diariamente e oferecem o serviço de musculação de maneira gratuita. No entanto, os desportistas reclamam a falta de profissionais para atender e orientar aos atletas.
“Não há ninguém para ajudar e, por isso, não temos certeza se estamos executando os movimentos de maneira correta. Podemos estar nos prejudicando sem saber”, disse a aposentada Márcia Cabral, 63 anos, frequentadora da academia da Via Expressa.
Os espaços ficam disponíveis para a prática esportiva durante 24 horas e são utilizados por pessoas das mais variadas idades e condicionamento físico. O secretário de Esportes Renato Satyro afirma que os aparelhos não possuem peso, impossibilitando o trabalho de hipertrofia muscular e dificultando o risco de lesões. O máximo de sobrecarga alcançada é o peso do próprio corpo.
“O estilo de academias, tanto da terceira idade quanto as que ficam ao ar livre, na maioria das cidades, não têm professores auxiliando. A pessoa não tem como evoluir e o máximo que ela pode fazer é aumentar o número de repetições. Nesse caso não há como chegar à hipertrofia. As chances de alguém ter lesões nessas academias são pequenas,” argumentou.
Apesar da garantia, Renato Satyro concorda com as reclamações e reconhece que o ideal é ter um professor em cada academia durante todo o dia, mas considera ser algo impossível. “Seria uma ilusão dizer que é possível. Não temos profissionais pra isso e nem vamos ter. São centenas de pessoas que utilizam as academias e vários bairros solicitam esse acompanhamento.”
A solução encontrada foi treinar os professores da própria secretaria e colocá-los nas academias, nos horários considerados de maior movimento, pelo menos duas vezes por semana. Uma reunião foi realizada no último dia 27 para definir as diretrizes do trabalho, que deverá ter início até a próxima semana. Uma barraca de cor azul será montada e os profissionais terão a missão de orientar e acompanhar os praticantes de exercícios, além de oferecer os serviços de glicemia e aferição de pressão. Os horários serão entre 7h e 9h30 e 17h e 19h30 nas academias da Via Expressa, em Olaria, do Centro (em frente à Igreja Luterana), da Praça Lafayette Bravo, em Conselheiro Paulino, e da Chácara do Paraíso, onde existe um trabalho de alongamento para idosos.
“Vamos orientá-los a atender à população quanto ao uso da roupa adequada, a maneira certa de executar os movimentos e oferecer os serviços. Teremos que adequar o horário dos professores e distribuí-los pelas academias.”
Intenção é aumentar o efetivo de professores
O objetivo de expandir o projeto das academias para outros bairros tornará ainda mais difícil a missão de atender as necessidades da população em tempo integral. Satyro revelou que a Secretaria de Esportes pretende aumentar o número de profissionais e vai pedir a contratação de mais professores no próximo concurso público.
“Com isso, pretendemos atender às escolinhas, núcleos esportivos e as academias. Nossos professores estão sobrecarregados com os vários eventos que realizamos, inclusive nos fins de semana. E eles ainda trabalham em outros lugares.”
A parceria com as faculdades para a contratação de estagiários não foi descartada. As conversas com coordenadores de Cursos de Educação Física foram iniciadas e uma reunião deverá ser marcada. No entanto, a atuação dos estudantes depende do acompanhamento do profissional e, portanto, não resolve o problema da falta de efetivo.
Ruas devem voltar a ser fechadas para a prática de esporte
Durante muitos anos, a Via Expressa, em Olaria, foi fechada aos domingos para a prática de esportes. Os carros eram proibidos de transitar durante determinado horário e o espaço era tomado por corredores, ciclistas, skatistas e praticantes das mais variadas modalidades esportivas. Ao longo do tempo, o movimento diminuiu e os desportistas perderam o tradicional espaço. Depois de algumas reivindicações, a Secretaria de Esportes pretende retomar o projeto das “Ruas de Lazer” em alguns locais, a começar pela própria Via Expressa. “Nós vamos ter professores durante esses dias para atender à comunidade, em um serviço parecido ao que será oferecido nas academias”, garantiu Satyro.
Talentos friburguenses do futebol americano ganham chance no Vasco
O trabalho realizado pelo Nova Friburgo Yetis começa a ser reconhecido na capital do estado. Os jogadores Henri Araújo, Hiago Marinho e Brenno Luiz foram aprovados na primeira fase de seletivas do Vasco da Gama Patriotas, atual vice-campeão brasileiro de futebol americano.
Os atletas de Nova Friburgo participaram da peneira do clube no último dia 23 e foram convocados para uma experiência de dois meses junto ao time cruzmaltino. Se aprovados, eles devem se juntar ao ex-jogador do Yetis Gabriel Zani, que faz parte da equipe desde a última temporada.
Associação Navio de Angola marca presença em evento em Caxias
A Associação de Capoeira Navio de Angola continua marcando presença em eventos de grande importância. A equipe esteve em Caxias, na roda de capoeira comemorativa ao aniversário do mestre Dezoito, que reuniu capoeiristas de todo o estado do Rio de Janeiro no último mês. A cidade de Nova Friburgo foi representada pelo professor Biano (Fabiano) e a aluna Chiquinha (Erika), que agradecem ao apoio do Mercado Pepê e Gabriel e Biano Ateliê.
FFerj divulga a tabela detalhada da Taça Rio
A Federação de Futebol do Rio de Janeiro divulgou nessa segunda-feira, 4, a tabela completa da Taça Rio, o 2º turno do campeonato estadual. O Friburguense estreia em casa contra o Nova Iguaçu no sábado, 16, às 16h. De acordo com a sequência de partidas, o time de Gerson Andreotti mandará as outras três partidas, aos domingos, no Eduardo Guinle, contra Olaria, Madureira e Quissamã. No entanto, a diretoria tricolor revelou que pedirá a antecipação dos duelos contra Olaria e Madureira para sábado. O Frizão, a princípio, não terá mais confrontos transmitidos pela TV aberta.
A 1ª rodada:
17/Mar - 16h - Dom – Vasco x Volta Redonda, São Januário
16/Mar - 18h30 - Sáb – Botafogo x Quissamã, Engenhão
16/Mar - 16h - Sáb – Olaria x Madureira, Rua Bariri
16/Mar - 16h - Sáb – Friburguense x Nova Iguaçu, Eduardo Guinle
16/Mar - 16h - Sáb – Bangu x Duque de Caxias, Moça Bonita
17/Mar - 18h30 - Dom – Fluminense x Audax, Engenhão
13/Mar - a definir - Qua – Flamengo x Resende, Engenhão
16/Mar - 16h – Sáb – Macaé x Boavista, Moacyrzão
As datas e horários do Friburguense na Taça Rio:
16/Mar - 16h - Sáb – Friburguense x Nova Iguaçu, Eduardo Guinle
24/Mar - 16h - Dom – Volta Redonda x Friburguense, Raulino de Oliveira
28/Mar - 19h30 - Qui – Botafogo x Friburguense, Engenhão
30-31/Mar - 16h - Sáb/Dom – Friburguense x Olaria, Eduardo Guinle
06/Abr - 18h30 - Sáb – Vasco x Friburguense, São Januário
13-14/Abr - 16h - Sáb/Dom – Friburguense x Madureira, Eduardo Guinle
21/Abr - 16h - Dom – Friburguense x Quissamã, Eduardo Guinle
Deixe o seu comentário