Solenidade marca comemorações pelos 35 anos do Friburguense

Evento também homenageia o lutador Marlon Moraes
quarta-feira, 18 de março de 2015
por Vinicius Gastin
Solenidade marca comemorações pelos 35 anos do Friburguense
Solenidade marca comemorações pelos 35 anos do Friburguense

Um clube e um atleta campões. Nada mais representativo para Nova Friburgo do que um de seus filhos que brilham no mundo das artes marciais e a sua maior instituição esportiva. Friburguense Atlético Clube e Marlon Moraes, unidos pela homenagem para celebrar os 35 anos de fundação do Tricolor da Serra. A solenidade foi realizada na manhã do último domingo, 15, e reuniu parentes, amigos e diretores do clube. Um momento especial para marcar uma data histórica.

Após a execução do hino do Friburguense, o presidente Wagner Faria tomou a palavra e fez um passeio pela história do clube. Desde 13 de março de 1921, desde a fundação do Fluminense Atlético Clube, do Serrano e demais clubes. O azul do Fluminense e o vermelho do Serrano dominavam as ruas do bairro de Olaria, em uma rivalidade saudável. Muitas famílias, amizades e trajetórias foram construídas a partir dos treinos durante a semana e dos jogos aos domingos, nos quatro cantos do município.

"É sempre bom recordar e trazer essa história, especialmente para os mais novos. Nós tivemos quatro grandes clubes de futebol na cidade, e para falar sobre eles é preciso ter respeito a essas cores. É orgulho pra Nova Friburgo”, ressalta.

Zequinha Moneratt, Celio Ivo Freitas e Antônio Felippe Deccache participaram da reunião em 13 de março de 1980, fundando oficialmente no dia seguinte o Friburguense Atlético Clube, fruto da fusão entre Fluminense e Serrano. "Na época não foi possível unir os quatro clubes, que talvez seria melhor para a cidade. A união de todas essas forças era fundamental.”

Marlon Moraes é homenageado

O amor de Marlon Moraes por Nova Friburgo e pelo Friburguense nunca foi segredo. O atleta, campeão dos pesos-galo do World Series of Fighting (WSOF), costuma usar a camisa tricolor durante as pesagens que antecedem as lutas. Durante as entrevistas, a cidade e o clube também são exaltados pelo atleta. 

"Eu não o conhecia pessoalmente, mas sempre acompanho os resultados e torço muito. Confesso que não consigo assistir às lutas, mas no dia seguinte eu estou querendo saber o resultado. É mais um motivo de orgulho pra nossa cidade, que enfrenta dificuldades, mas nunca deixará de ser a nossa Nova Friburgo”, disse o presidente do Friburguense. "É uma pequena homenagem para quem já nos homenageou. Como presidente do Conselho Deliberativo do Friburguense e cidadão de Nova Friburgo, eu me sinto muito orgulhoso”, declarou Marcelo Figueira.

Durante anos, Marlon Moraes foi sócio do clube, frequentador assíduo das peladas e da vida social. Mesmo nos EUA, o lutador guarda as histórias e o carinho pelo Friburguense e sempre visita o clube quando vem a Nova Friburgo, no intervalo entre os compromissos pelo WSOF. Ainda sócio, o pai de Marlon, Gualter Moraes, também esteve presente à solenidade. "Sempre falo para não esquecer as origens e o Marlon não esquece”, acrescentou Gualter.

Marlon Moraes recebeu uma placa, a camisa comemorativa aos 35 anos do clube e a flâmula oficial das mãos do pai, do diretor Jones Canto e do presidente Wagner Faria. Emocionado, vestiu imediatamente a camisa, não escondeu a felicidade e fez um breve agradecimento.

"Fui criado aqui com toda essa turma, e parte da minha formação está ligada ao Friburguense. Ninguém que conviveu aqui seguiu por caminhos errados. Só tenho a agradecer pela oportunidade.”

Solenidade contou com as participações de diretores e sócios do Friburguense 

Na última segunda-feira, 16, o lutador de WSOF Marlon Moraes palestrou para jovens do Programa Aprendiz Legal do Ciee (Centro de Integração Empresa Escola) em Nova Friburgo. Os 32 jovens que participaram são aprendizes das áreas administrativa, práticas bancárias e auxiliar de produção. 

Marlon contou sobre sua história e o início da carreira como atleta. Falou também sobre as dificuldades e preconceitos enfrentados, o apoio da família e a vida quando morou nos Estados Unidos. O lutador motivou os jovens a nunca desistirem dos seus sonhos, mesmo com os obstáculos que encontrarão na vida, afinal, os desafios vêm para nos fortalecer. A palestra teve uma hora e meia de duração e os aprendizes participaram fazendo perguntas para o atleta que, sempre muito atencioso, respondeu a todos. Marlon Moraes, um exemplo de pessoa para muitos, finalizou deixando uma belíssima mensagem de incentivo para os jovens. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade