galeria da Usina Cultural Energisa sedia até o fim deste mês uma exposição de fotografias que compõem o acervo da Sociedade Fotográfica de Nova Friburgo. Aberta no último dia 14, com a presença de convidados e expositores, a mostra reúne trabalhos de 15 sócios sobre temas variados. O público pode conferir fotos que retratam a natureza e paisagens urbanas de alguns municípios do Brasil e do exterior.
Outro destaque da exposição é a participação do grupo Jovens Vivendo Arte Contemporânea, que reúne alunos do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf) e é coordenado pela professora Rose Aguiar Borges. Uma série de fotos feitas pelos estudantes integra uma mostra paralela, em cartaz num espaço anexo à galeria.
“A Sociedade Fotográfica adianta que as fotografias desta mostra exprimem processos mentais, atitudes e modos de ver de seus autores, qualidades e estilos puramente pessoais para emprestar ênfase à mensagem fotográfica de diversificadas tendências artísticas”, destaca o atual presidente, Roney José da Silveira.
Vale a pena conferir. A Usina Cultural Energisa fica na Praça Getúlio Vargas 55, Centro. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Mais informações pelo telefone 2522-3687.
Sociedade Fotográfica: há cinco décadas atuando
Criada em dezembro de 1950, nas dependências da Fábrica de Rendas Arp, a Sociedade Fotográfica de Nova Friburgo teve como fundadores Ernesto Victor Hamelmann, Max Kanitz, Heródoto Bento de Mello, Epaminondas Morais, José Wilson Tavares André, os professores Vera Luterbach Pereira, Claudio Hideo Kato, Marília Corrêa Vaz, Itamar Braga da Silveira e, como secretária a saudosa Maria Sara Braune Hamelmann, a Sarita.
Ao longo de quase cinco décadas de atuação, foi destaque em vários salões e exposições nacionais e internacionais. Através do trabalho realizado por seus colaboradores, a entidade é detentora de importantes premiações e possui fotos de seu acervo no Museu de Vevey, na Suíça.
Deixe o seu comentário