A Sociedade Fotográfica de Nova Friburgo (SFNF) abre a exposição Liberdade Criativa, de seus associados, hoje, 2, às 19h, no Centro de Arte (Praça Getúlio Vargas 71, Centro). As 60 fotos poderão ser vistas até o próximo dia 22, com entrada franca. São coloridas e em preto e branco, sobre temas variados, com ênfase especial para detalhes da natureza friburguense, tema que a SFNF tem preocupação constante em divulgar. Durante a abertura da exposição será prestada homenagem especial à saudosa integrante Marília Corrêa Vaz, que foi uma das fundadoras e associada sempre atuante, com a apresentação de três trabalhos seus.
Participam da exposição os sócios expositores da SFNF Alípio César Zambão da Silva, Ana Cláudia Lívio Gadini, Cláudio Piragibe, Clayde Moura Gomes de Oliveira, Décio Brian (vice-presidente), Emilce Luiz Huback, Enoque Luiz dos Santos, Fernando Ramalho Guimarães, Joana D’Arc da Veiga, Karlheinz Weichert, Lucas Costa de Lima, Lúcia Helena de Lemos Sertã, Lúcia Helena Palomo Martins, Roberto Campos Vieira, Roney Silveira (presidente), Rose Mary Aguiar Borges, Sylvio Relvas, Therezinha Tavares (secretária) e Yuri Blacheyre.
UM POUCO DA HISTÓRIA – A SFNF foi fundada no dia 1º de dezembro de 1950, como uma associação artística, sem fins lucrativos e com seus objetivos bem definidos, de estimular e difundir a arte fotográfica amadora, bem como representar e divulgar nossa cidade, através de participações em salões nacionais e internacionais.
Os fundadores foram os fotógrafos Ernesto Victor Hamelmann, Max Kanitz, Heródoto Bento de Mello, Epaminondas Morais, Marília Corrêa Vaz, Hideo Kato, Itamar Braga da Silveira, Vera Luterbach Pereira e José Wilson Tavares André, tendo como secretária Maria Sara Braune Hamelmann (Sarita).
Filiada à Fedération Internacinale de L’Art Photographique (Fialp) através de trabalhos de seus associados, a SFNF já foi distinguida com premiações internacionais, como o Prêmio Niepe, de Marcon (França), a Águia de Prata, de Hernshinger (Alemanha), o Olho de Ouro (antiga Tchecolováquia) e a Medalha de Ouro CNEKPT, de Minsk (antiga União Soviética).
A SFNF cedeu vários registros fotográficos sobre Nova Friburgo para fazerem parte do acerco do Museu de Vevey, na Suíça. No âmbito nacional, obteve diversas distinções, pois sempre manteve participação ativa em bienais e salões nacionais, tendo já promovido em Nova Friburgo dois eventos dessa natureza. Foi ainda uma das fundadoras da Confederação Brasileira de Fotografia (CBF), em 1960.
Durante seus quase 50 anos de atividades ininterruptas, a SFNF procurou manter bem vivos e presentes seus primeiros objetivos, acolhendo com satisfação e incentivando todas as pessoas seriamente interessadas em produzir e curtir a fotografia artística. Sempre contou com dedicados e excelentes artistas, que contribuíram decisivamente para seu sucesso nessa longa caminhada.
Mais detalhes sobre a exposição e a SFNF pelo telefone 2522-8709, com o presidente Roney.
Deixe o seu comentário