Sobrevivente do Holocausto chega hoje para palestras na cidade

segunda-feira, 23 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Quem se depara com a simpática figura de Aleksander Henryk Laks não acredita que ele resistiu por seis anos em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Esse sofrido capítulo da vida do polonês naturalizado brasileiro é um dos temas que será enfocado nas palestras que ele ministrará em Nova Friburgo. 

Autor do livro "O sobrevivente — Memórias de um brasileiro que escapou de Auschwitz”, Aleksander chega hoje, 25, à cidade e será recepcionado com sessão solene na Câmara Municipal. Com início previsto para às 17h30, a cerimônia contará com breves pronunciamentos de autoridades e representantes institucionais. 

A primeira palestra do escritor na cidade acontece logo após a sessão da Câmara e está agendada para às 19h no Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura, no Suspiro. Ele falará sobre sua experiência durante a Segunda Guerra Mundial com intuito de esclarecer as pessoas sobre a necessidade de maior tolerância entre os seres humanos. A plateia será composta por estudantes do ensino superior e da Educação de Jovens e Adultos do Estado e seus professores. 

A agenda de Aleksander prossegue amanhã, 26, com palestras para alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores e demais estudantes das redes municipal e estadual de educação, bem como da rede particular de ensino, englobando alunos do 2º ciclo do ensino fundamental e do ensino médio.

Vale destacar que o palestrante é presidente da Associação Brasileira dos Israelitas Sobreviventes da Perseguição Nazista e estará na cidade a convite da Comissão Permanente de Turismo, Assuntos Exteriores, Cidades Irmanadas, Países Colonizadores, História e Patrimônio do Legislativo; da Comunidade Judaica de Nova Friburgo e da Casa Húngara de Nova Friburgo.

Para o vereador e professor Pierre Moraes, presidente da Comissão de Turismo, "as palestras serão uma oportunidade única para os espectadores em termos de legado educacional e humano, com forte significado na busca de uma sociedade com menos preconceito e mais tolerância”.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade