A Soamar-NF, em parceria com o Sanatório Naval de Nova Friburgo, iniciou um ciclo de palestras na última quarta-feira, 1º, visando um maior conhecimento dos trabalhos realizados pela Marinha do Brasil. A primeira palestra teve como tema O Brasil no Continente Antártico, e foi ministrada pelo diretor do SNNF, capitão de fragata Nestor Francisco Miranda Junior. O evento aconteceu no auditório Raphael Jaccoud, na sede do SNNF, e foi aberto à comunidade.
O comandante Nestor serviu na Estação Antártica Comandante Ferraz e pôde transmitir muitos conhecimentos à plateia, integrada por soamarinos, tripulantes do SNNF e alunos do Colégio Anchieta. Ele falou das características únicas daquela região, da missão da Marinha em manter a base e transportar pessoas e suprimentos, a fim de permitir ao Brasil realizar pesquisas científicas de grande relevância na comunidade científica internacional. O nome da Estação homenageia Luís Antônio de Carvalho Ferraz, hidrógrafo e oceanógrafo, primeiro comandante da Marinha que visitou a Antártica por duas vezes e persuadiu o governo brasileiro a desenvolver um programa de pesquisas naquele continente.
Nestor Francisco é médico e assegurou que trabalhar naquela Estação é uma experiência incrível: “Todos têm que fazer inúmeras atividades; não só a sua profissão. Eu era o único médico em nossa base, mas realizei vários trabalhos. Certa vez, tive que atender à estação polonesa, vizinha à nossa. O único médico de lá se acidentou e fui prestar socorro”, afirmou. Ele falou também do recolhimento de todo o lixo, que é trazido de volta, para reciclagem. “Não podemos causar nenhuma poluição lá”, disse o diretor.
A diretoria da Soamar-NF informou que a parceria prosseguirá nos próximos meses com outras palestras, abertas à comunidade, visando divulgar a consciência marítima junto à população local.
Deixe o seu comentário