A Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), entidade composta por membros da sociedade civil, agora tem nova diretoria para o biênio 2009/2011. A posse aconteceu em concorrida solenidade realizada na noite da última quinta-feira, 28, na casa do Velho Marinheiro, no Sanatório Naval de Nova Friburgo (SNNF). O evento, prestigiado por autoridades e representantes de diversos segmentos, foi marcado por uma série de discursos e homenagens.
O novo presidente do Conselho Diretor é o engenheiro mecânico e jornalista Nelson Alvarez de Souza que atuou por muitos anos como repórter fotográfico de A VOZ DA SERRA e atualmente trabalha no departamento de monitoramento e controle ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ele sucede Licínio José da Silva, que presidiu a entidade nos últimos dois anos. Os novos primeiro e segundo vice-presidentes são Ronald Araújo da Silva e Jesus Roberto Muellas Laso, respectivamente.
Em seu discurso de despedida, Licinio fez uma série de agradecimentos, iniciando pelo atual comandante do Sanatório Naval, o capitão-de-fragata Nestor Francisco Miranda Júnior, pela atenção e carinho com os amigos da marinha. Licínio convocou a todos para se unirem à nova diretoria no trabalho para a realização do centenário do sanatório, a ser comemorado no próximo ano. Antes de passar a palavra ao novo presidente, foram realizadas homenagens a Patrícia Miranda, esposa do comandante Nestor e à subcomandante Maristela, representando toda a tripulação do SNNF.
O ex-presidente homenageou ainda sua esposa Beth, também colunista social de A VOZ DA SERRA, pelo companheirismo e a mãe do presidente empossado, dona Marina Alvarez, representada pela namorada do engenheiro, Celma Oliveira. Todas receberam flores em nome da diretoria da Soamar. Em seguida foi franqueada a palavra ao novo presidente. Em breve discurso Nelson Alvarez lembrou a importância da Soamar na aproximação da sociedade em geral com a Marinha do Brasil. “A Soamar Nova Friburgo tem pela frente um trabalho de grande magnitude: a comemoração do centenário do Sanatório Naval, em 2010. São 100 anos de presença da Marinha do Brasil em nossa cidade, através de uma instituição militar que foi criada para tratar vítimas do béri-béri, doença muito comum nos marinheiros da época”.
O presidente ainda continuou seu discurso destacando o atual trabalho realizado pelo ambulatório do Sanatório Naval que atende aos militares e seus familiares com serviços odontológicos e um hotel de trânsito, a Casa do Velho Marinheiro. Antes de encerrar sua fala Nelson Alvarez homenageou Licínio e Beth pelos serviços prestados à frente da instituição.
Em nome do Sanatório Naval o comandante Nestor Miranda iniciou sua fala lendo e-mail do presidente da Câmara Municipal, o vereador Sérgio Xavier, parabenizando a nova diretoria. Em seguida disse estar honrado e orgulhoso de participar da solenidade por considerar que Nova Friburgo acolhe muito bem a Marinha. Destacou o empenho do prefeito Heródoto Bento de Melo como soamarino e agradeceu o carinho da diretoria que sai, homenageando-os. O diretor frisou a necessidade de mais integração entre o Sanatório e a comunidade e disse contar com a nova diretoria para que isso aconteça.
O prefeito Heródoto Bento de Mello, um dos integrantes da nova diretoria, também discursou e destacou a importância de Nova Friburgo possuir uma instituição militar como o Sanatório Naval, “que no próximo ano estará completando 100 anos de serviços prestados ao município”. Ele também elogiou o novo presidente, destacando seu profissionalismo e caráter. “Muita gente não sabe, mas o Nelson é engenheiro mecânico e jornalista. É uma pessoa muito humilde e modesta que se esconde atrás de suas qualidades e competência. Parabenizo a Soamar por tê-lo na presidência”. Heródoto destacou ainda a nobreza do atual diretor do SNNF que faz questão de se apresentar sempre fardado nas solenidades, representando a Marinha do Brasil.
“O Sanatório é responsável pela guarda de grande parte da Mata Atlântica existente no município. Solicito ao senhor comandante que volte a usar a Praça Marcílio Dias nas solenidades e formaturas da marinha, para que a população tenha acesso aos eventos militares oficiais, como era no passado”, concluiu o prefeito.
O presidente eleito, Nelson Alvarez, o ex-presidente Licínio José da Silva e o comandante do Sanatório Naval, capitão-de-fragata Nestor Miranda receberam ao final da solenidade camisas ofertadas pelo Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama), que valoriza a cultura friburguense. Os presentes foram entregues pelo presidente do grupo e também colunista de gastronomia do caderno Light de A VOZ DA SERRA, Chico Figueiredo e o diretor artístico, Felga de Moraes. Com música ao vivo foi servido um jantar de confraternização com a presença dos oficiais do Sanatório Naval e autoridades e convidados.
Confira quem são os demais componentes da nova gestão
O Conselho Fiscal da nova diretoria é composto pelos seguintes membros efetivos: Dilva Maria de Moraes, Patrícia Toledo Botelho e Roberto Robadey da Costa Junior. Os suplentes são Eduardo Rodrigues, Fábio Ribeiro Mateus e Núbia da Silva Kunigame. O Conselho Deliberativo tem como membros eleitos Aécio Alves da Costa, Augusto Carlos Curvello de Muros, Marly Pinel e José Nilson da Silva. Os conselheiros natos são: Elias Antônio Yunes Junior, João Luiz Aguilera Campos, Vicente Quintá Alfaya, Dalton Carestiato, Licínio José da Silva, Maria Elizabeth Saldanha José da Silva, Gilberto Sader, José Gandur Helayel Barucke e o prefeito Heródoto Bento de Mello. A função de primeiro e segundo tesoureiros está a cargo de Marcos Duílio de Souza Frugulhetti e Cláudio Fiasca. Alexandre Correa Pitaluga é o 1º secretário e Ricardo Rodrigues da Silva o novo relações públicas.
Deixe o seu comentário