Só metade do público-alvo já se vacinou contra gripe em Friburgo

Campanha vai até 31 de maio nos postos de saúde do Suspiro, Olaria, Conselheiro e São Geraldo
quinta-feira, 23 de maio de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Só metade do público-alvo já se vacinou contra gripe em Friburgo

Restando pouco mais de uma semana para o fim da campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza), que continua até o próximo dia 31, Nova Friburgo ainda está bem abaixo da meta de imunização, que é de 95% do público alvo. Nesta quarta-feira, 22, o movimento foi intenso nas unidades de saúde, especialmente na Policlínica Doutor Sylvio Henrique Braune, no Suspiro.

“A procura tem sido boa, mas ainda muito abaixo do esperado. Esperamos que nos próximos dias as pessoas se conscientizem e não deixem para se vacinar no último momento, porque muita gente ainda precisa se imunizar”, alertou Fabíola Penna, subsecretária de Vigilância em Saúde do município.

A preocupação de Fabíola tem uma explicação. Até agora, a cobertura vacinal é de aproximadamente 47% do público alvo, praticamente a metade da meta estipulada pela Secretaria estadual de Saúde. Tem prioridade para a vacinação as crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, idosos a partir de 60 anos, professores e profissionais da saúde, doentes crônicos, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), policiais e bombeiros. Desse grupo, os trabalhadores da área da saúde registram a menor taxa de vacinação, com 31%. Já as gestantes, a maior média, com 62% de imunização.

Célia Regina da Mota é cuidadora de idosos e tirou o dia para se vacinar contra a gripe. Ela aproveitou para atualizar a caderneta de vacinação: “Hoje tomei três vacinas. Hepatite, BCG adulto e a da gripe, que é a principal. Todos os anos eu tomo e aconselho as outras pessoas a tomarem também. É a melhor maneira de se prevenir”, atestou ela.

Onde se vacinar

A vacina contra a gripe está sendo oferecida nos postos de saúde Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; Tunney Kassuga, em Olaria; e Waldir Costa, em Conselheiro Paulino, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30. A Unidade Básica de Saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo, também imuniza a população todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 16h.

Recomendações

O Ministério da Saúde recomenda algumas medidas simples que podem ser adotadas por todos os cidadãos para proteção contra gripe Influenza:

- Lavar as mãos com frequência, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir ou espirrar;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

- Manter os ambientes bem ventilados;

- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;

- Evitar aglomerações e ambientes fechados.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde | vacina
Publicidade