O meio-fio da calçada foi pintado de amarelo e placas de sinalização já estão instaladas indicando que é proibido parar e estacionar veículos no lado direito da Rua Carlos Éboli, no sentido Centro-Vilage. Mas, segundo a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), os condutores que descumprirem a norma só serão multados e terão seus carros rebocados depois que Prefeitura de Nova Friburgo distribuir um boletim informativo para moradores e comerciantes da região.
Na terça-feira, 20, por exemplo, a secretária Rosane Maria observou que, apesar da sinalização, um caminhão e um ônibus estavam estacionados na rua. “Cadê a fiscalização para rebocar? Acho que deveriam realmente proibir as parada de ônibus e caminhões, pois a via é de mão dupla. Esses veículos atrapalham. Tem que haver organização porque nos horários de pico a Rua Carlos Éboli é uma opção de deslocamento, mas a bagunça causa um nó danado”, disse a moradora que vive há 40 anos na Vilage.
O espaço reservado ao serviço de carga e descarga de mercadorias será transferido para o lado esquerdo da rua.
Vale destacar que o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) regulamenta que multas podem ser aplicadas aos motoristas infratores imediatamente após a instalação de sinalização na via, mas a Prefeitura optou por realizar uma campanha para informar a população sobre a mudança na Rua Carlos Éboli. “A Smomu informa que apenas instalou as placas no local e, inclusive, deixou-as cobertas, pois ainda distribuirá um boletim informativo para moradores e comerciantes da região sobre quando a proibição entrará em vigor”, informou em nota. A Prefeitura, entretanto, não esclareceu quando será oficialmente proibido parar na via. Na manhã de quarta-feira, 21, no entanto, as placas estavam descobertas e não havia nenhum veículo estacionado na rua.
Deixe o seu comentário