O secretário municipal de Turismo, Wilton Neves, visitou na manhã desta quarta-feira, 25, um sítio no Alto do Schuenck, no distrito de Amparo, que deve ser integrado ao turismo rural de Nova Friburgo. O Sítio do Coqueiro, deve ser aberto para visitação pública ainda neste ano.
David Sorrentino, dono da propriedade, desenvolve a produção orgânica de frutas, legumes e verduras, mel e shitake (cogumelo), e também a criação de peixes em lagos. Ele explicou ao secretário seu projeto de turismo para o sítio, que inclui cursos, hospedagem e atividades de ecoturismo em geral.
“O sítio tem trilhas, piscinas de água natural, e também vai oferecer pesca e cursos de agrofloresta e bioconstruções, com opção de hospedagem, além de dias de campo para aprendizagem de plantio, cuidados e colheita dos produtos”, disse o proprietário.
Ainda estão nos planos de David um restaurante com preparo de comidas caseiras à base de ingredientes produzidos na sua propriedade e minifazenda, com cavalos e charretes. Os visitantes poderão levar para casa uma cesta com produtos do sítio, onde também haverá um trabalho de educação ambiental.
Wilton, acompanhado da subsecretária de Turismo, Nathália Peixoto, e da coordenadora de marketing da secretaria, Ana Carolina Guimarães, conheceu Flávio Jandre, outro produtor orgânico local, vizinho de David, que pretende iniciar também as atividades de turismo rural na sua propriedade em agosto deste ano.
“Estamos buscando fortalecer o circuito de turismo rural do distrito de Amparo, para oferecer mais opções turísticas em Nova Friburgo”, disse o secretário
Vale dizer que 2017 foi declarado o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Será uma oportunidade para fazer avançar a contribuição do agroturismo para os três pilares da sustentabilidade – econômica, social e ambiental.
Deixe o seu comentário