Sistema Firjan lança o Sesi/Senai Educa Mais

sexta-feira, 15 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

O Sistema Firjan lançou o Programa Sesi/Senai Educa Mais, com 37.733 vagas gratuitas em diversos cursos, ampliando as oportunidades de qualificação de trabalhadores de baixa renda, dependentes de industriários, além de pessoas de comunidades no entorno das empresas. Os cursos vão da alfabetização ao técnico de nível médio, passando por inclusão digital e atualização em português, pós-reforma ortográfica. As vagas estão divididas em 12 etapas, algumas em execução desde janeiro e a maioria já em andamento, mas cerca de 30 mil vagas ainda estão disponíveis. As inscrições são feitas em sindicatos empresariais, indústrias e através de editais públicos.

Mais informações sobre as vagas que já foram distribuídas e as que ainda estão em aberto podem ser obtidas no endereço eletrônico www.firjan.org.br/educamais.

O Sesi/Senai Educa Mais é dividido em quatro grandes eixos, que foram traçados levando-se em conta as demandas de empresários e trabalhadores do estado do Rio. São eles: elevação da qualidade da educação; elevação da escolaridade e qualificação de jovens; erradicação do analfabetismo; e linguagens e tecnologia.

O primeiro eixo do programa é o de ensino básico. Ao todo, 321 crianças e adolescentes, dependentes diretos de trabalhadores da indústria do Rio e comunidade indicada, ganharam este ano o direito de cursar gratuitamente a educação infantil e o ensino fundamental nas escolas Sesi.

Já o segundo eixo pretende contribuir para solucionar o problema de falta de qualificação dos trabalhadores. Para suprir essa lacuna, até o fim do ano serão oferecidas mais de 15 mil vagas em cursos de aprendizagem, de qualificação e técnicos, para jovens entre 14 e 24 anos.

A erradicação do analfabetismo é o terceiro eixo do Programa Sesi/Senai Educa Mais. Nesta frente é utilizada a experiência no projeto TransFORMAR, com metodologia aprovada pela ONU, para só neste ano alfabetizar em torno de quatro mil trabalhadores. Por fim, o eixo linguagens e tecnologia pretende ajudar na atualização dos trabalhadores de baixa renda em diferentes formas de comunicação. Estão incluídos os cursos de familiarização com a informática, visando a aumentar a inclusão digital; de atualização em língua portuguesa, conforme o novo acordo ortográfico; e da Língua Brasileira de Sinais (Libras), utilizada pelos surdos-mudos. No total, prevê a oferta de mais de 15 mil vagas.

Esses eixos de ação estão alinhados com as metas e ações estratégicas estabelecidas, sob a coordenação da Firjan, no Mapa de Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro para o período de 2006 a 2015. O Programa Sesi/Senai Educa Mais é parte do esforço em contribuir para o desenvolvimento do estado do Rio. A diretora de Educação do Sistema Firjan, Andréa Marinho, afirma que a educação é uma diretriz considerada fundamental para a criação de um círculo virtuoso entre crescimento econômico e inclusão social, na perspectiva de um modelo sustentável de desenvolvimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade