Sistema de Alerta de Cheias de Nova Friburgo ganha mais duas estações e cadastra usuários

segunda-feira, 05 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

O Sistema de Alerta de Cheias, que terá duas novas estações, num total de oito, e está cadastrando novos usuários, foi apresentado quinta-feira, 1º de dezembro, em Nova Friburgo, pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e pela presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos. Durante a reunião, que teve a presença do prefeito interino Sérgio Xavier, foi anunciada a liberação dos recursos federais para as obras de recuperação na Região Serrana, que devem ser iniciadas no ano que vem.

O secretário do Ambiente afirmou que o trabalho realizado pelos órgãos federais na região não se limita às obras realizadas—somente no trabalho de limpeza foram retirados 270 mil metros cúbicos de sedimentos, dos quais 120 mil do leito dos rios e 150 mil das margens. “O mais importante é apostar na cultura da prevenção. O Brasil não tem essa cultura, mas a verdade é que consertar o que está errado é mais difícil e, principalmente, muito mais caro. No trabalho de recuperação de Nova Friburgo queremos olhar para o futuro aprendendo com o passado”, disse Minc.

Além do trabalho de recuperação, o secretário destacou outros investimentos, como a aquisição de radares meteorológicos, e o reforço na preservação ambiental através das unidades de conservação. O Parque Estadual dos Três Picos, que foi ampliado, ganhou nova sede e uma subsede em Lumiar, reforçando tanto a fiscalização como a vocação ecoturística da região. Minc também ressaltou o trabalho de educação ambiental, com incentivo à reciclagem e coleta seletiva, como importantes para mudar a conscientização da população.

A presidente do Inea destacou que Nova Friburgo conta atualmente com cinco frentes de obras do instituto, como parte do trabalho de recuperação iniciado logo após a tragédia de janeiro. Moradores das áreas de risco de inundação também estão recebendo indenizações. De acordo com Marilene Ramos, cerca de 500 famílias serão removidas de áreas de risco, podendo optar pela compra assistida, indenização ou inscrição em programas habitacionais estaduais.

Com a liberação dos recursos federais previstos para os projetos de reconstrução—que incluem implantação de parques fluviais às margens dos rios mais sujeitas à inundação—o Inea vai iniciar o processo de licitação para os projetos e obras previstas. “Mas não será uma recuperação como antes. Queremos construir uma Friburgo mais sustentável para um futuro melhor. As estações que medem o nível das chuvas e dos rios serão ampliadas de seis para oito ainda neste verão. Além disso, estamos adquirindo sirenes e sistemas de rádio, que também podem ser muito úteis para as prefeituras em ocasiões de emergência”, informou a presidente do Inea.

A reunião contou com a presença de técnicos do Inea, que fizeram uma apresentação, distribuíram material informativo sobre o sistema de alerta e cadastraram novos usuários para receber as mensagens do sistema. O cadastramento dos usuários poderá ser feito também na Superintendência Regional do Inea em Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade