No sábado, 15, a Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros, Ministério de Integração Nacional, Secretaria Nacional de Defesa Civil e coordenadorias estadual e municipal realizaram um Simulado de Preparação de Desastres no bairro Vilage. A próxima comunidade prevista para receber o treinamento é a Santa Bernadete.
Este simulado tem como objetivo capacitar os moradores de áreas de risco para agirem preventivamente em situações de emergências e consolidar os procedimentos e condutas de evacuação perante o acionamento do sistema de alerta-alarme.
Durante a campanha de esclarecimento que aconteceu no bairro Vilage, com distribuição de kits e cadastro dos moradores, a sirene, composta de oito cornetas, não foi acionada e apresentada aos moradores. Segundo o coronel João Paulo Mori, coordenador da Defesa Civil Municipal, “Friburgo está com medo, a população anda assustada e nós ficamos com receio e preocupados com a reação da comunidade”, ressaltou, já que nos últimos dias a chuva apavorou muitos moradores da cidade.
O sistema de alerta-alarme é elétrico, via modem, com no-break de cinco horas de duração. As sirenes têm amplificador para atingir todas as ruas do bairro e são acionadas pela Defesa Civil. Em bairros maiores, que recebam mais de uma sirene, uma delas terá um pluviômetro para medir os níveis de chuva. Os alertas podem ser acionados separadamente ou de uma só vez, de acordo com a necessidade.
Por enquanto, a Defesa Civil não tem data para o simulado na comunidade de Santa Bernadete, mas, de acordo com coronel Mori, serão feitas visitas no bairro para definir o local do ponto de apoio.
Deixe o seu comentário