Sirenes de alerta ganham nova função

Equipamento será utilizado além dos casos de emergência
sexta-feira, 16 de dezembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Sirenes no bairro Jardim Califórnia (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Sirenes no bairro Jardim Califórnia (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

A partir da próxima segunda-feira, 19, as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme no município, instaladas em localidades com risco iminente de deslizamentos de encostas, terão uma nova função. O sistema passou por atualizações e, a partir de agora, além das mensagens em caso de alerta máximo, também passará a emitir informações sobre chuvas e os estágios de alerta.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Civil, João Paulo Mori, já era possível fazer este tipo de informe. “Mas nós não estávamos prontos. Agora, realizamos a capacitação do pessoal e o aprimoramento do serviço e estamos aptos a realizá-lo. Através das sirenes passaremos a informar também as mudanças de estágio, ou seja, normalidade, atenção, alerta e alerta máximo.”

O secretário destacou ainda que as sirenes comunicarão a previsão de chuvas fortes e a entrada do Estágio de Atenção, mas que, no entanto, neste caso, os moradores não precisarão sair de suas casas.

Vale ressaltar que a Defesa Civil também realiza comunicados via SMS pedindo para que as pessoas em áreas de risco sigam para os pontos de apoio. Quem quiser receber os comunicados via SMS, basta se cadastrar no site www.alertaviacelular.com.br. Desde a criação do sistema, em 2012, até agora, a Defesa Civil já enviou 456 mensagens para quem se cadastrou. Atualmente, cerca de 13 mil celulares recebem os alertas.​

Os números

Segundo matéria publicada pela Agência Brasil na última quinta-feira, 15, são 265 sirenes instaladas em municípios do estado do Rio de Janeiro. Desta, porém, apenas 85 estão em funcionamento.

Apesar dos dados negativos, em Nova Friburgo, de acordo com Mori, 39 das 40 sirenes instaladas estão em funcionamento. Apenas uma, no Rosa Branca, na localidade de Três Irmãos, em Conselheiro Paulino, foi vandalizada recentemente e não está operando.

Ao todo 16 municípios do estado do Rio de Janeira possuem sirenes: Niterói, Angra dos Reis, Duque de Caxias, São João de Meriti, São Gonçalo, Queimados, Magé, Areal, Barra do Piraí, Barra Mansa, Mangaratiba, Cachoeira de Macacu, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim.

Conforme a Secretaria de Estado de Defesa Civil, nos últimos meses, problemas de caixa do estado e também dos municípios afetaram a continuidade na prestação de serviço pelas empresas de manutenção das sirenes. Ainda de acordo com a pasta, o governo federal e estadual, se comprometeu a repassar R$ 9,3 milhões para a contratação de uma empresa para a manutenção do sistema.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade