Sinepe faz abertura do ano letivo 2012 com importantes palestras para os educadores

terça-feira, 31 de janeiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

A abertura do ano letivo de 2012 para as escolas privadas de Nova Friburgo, filiadas ao Sinepe—Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Rio de Janeiro—acontecerá em grande estilo, com a presença de dois palestrantes que são referência no segmento da educação. O diretor regional do Sinepe Nova Friburgo, professor Jorge Queiroz, fará a abertura oficial do evento, apresentando algumas ações e acontecimentos importantes para o setor e logo em seguida passará a palavra para a presidente do Sinepe-RJ, a Profª. Cláudia Costa, que fará uma saudação a todos os presentes.

A primeira palestra acontecerá às 8h30 com Tarcísio Basílio de Almeida, professor da PUC-Rio e coordenador da Anec—Associação Nacional das Escolas Católicas—, que terá como tema “a motivação para o trabalho de docência”, onde o palestrante abordará: a paixão pela sala de aula e o crescimento dos alunos em sua vida pessoal e na sua comunidade; ações que envolvem cada vez mais a família e escola como pontos de apoio e sustentação ao ser humano e marcos de referência existencial; uma participação mais ativa da escola na educação formal dos alunos em ações constantes e conscientes; vida familiar e vida escolar como segmentos simultâneos e complementares; entendendo e trabalhando as questões envolvidas no dia a dia entre pais, professores e alunos; compartilhando experiências e finalizará abordando a questão da motivação e do relacionamento para o trabalho de docência. Logo após a primeira palestra, haverá um intervalo, onde será servido coffee break aos presentes.

Às 10:30 horas será realizada a segunda palestra, que será proferida por Adrianne Ogêda Guedes, professora da Unirio e coordenadora da Rede de Formação Docente e Pesquisa de Práticas Educativas do Rio de Janeiro, que falará sobre o tema “Concepção de conhecimento: A aula como acontecimento”, onde o educador é um profissional que deve ser especialista em didática e saber lidar com o trabalho em equipe, mas como? Uma vez recebida a formação inicial, este profissional precisa estar em contato com os avanços e tecnologias que poderão contribuir para sua formação continuada. O perfil de professor ideal; além de aperfeiçoar-se, possui e desenvolve capacidades para resolver problemas em sala de aula, tendo consciência sobre seus valores e normas e sobre seu trabalho; criando uma atmosfera pedagógica positiva, adaptando materiais e metodologias, exercendo autoridade e dentre outros fatores promovendo e estabelecendo parcerias, dialogando com os pais e trocando experiências com os demais colegas de trabalho. O conhecimento conteudístico, suas experiências de vida e de sala de aula; a questão da “troca” de conhecimentos que deve ocorrer no âmbito escolar entre professor e aluno; o mediador provocador de questionamentos que levará o aluno a refletir e a construir o seu próprio conhecimento; a verdade como procura e não como solução acabada; transformando a aula como um acontecimento, um momento planejado, mas flexível, de acontecimento interativo da comunicação entre professor, aluno e conhecimento; a fim de que o primeiro ofereça condições para que o segundo desenvolva sua competência linguística; a educação que não depende somente do professor, mas ele é o elo essencial para a concretização dessa prática.

Após a segunda palestra, com a Profa. Adrianne Ogêda Guedes, o diretor regional do Sinepe NF, Profº. Jorge Queiroz, fará o encerramento do evento de abertura do ano letivo de 2012, em Nova Friburgo, que será realizado no auditório do Colégio Anchieta, dia 1º de fevereiro, quarta-feira, a partir das 8h30, dirigido a professores, coordenadores e equipes gestoras da escolas particulares de nossa cidade e região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade