Síndrome de Down é tema de evento na praça neste domingo

Música, teatro e brincadeiras fazem parte da programação, na Dermeval Barbosa Moreira
sábado, 24 de março de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Belinha e sua Malinha (Foto: transparencianf.blogspot)
Belinha e sua Malinha (Foto: transparencianf.blogspot)

Pelo segundo ano consecutivo, a Praça Dermeval Barbosa Moreira, no centro de Nova Friburgo, será palco de um evento de conscientização sobre a Síndrome de Down. A ação acontecerá neste domingo, 25, das 14h às 17h, e faz parte das comemorações ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado na última quarta-feira, 21. Além da divulgação de informações sobre o tema, música e brincadeiras fazem parte da programação.

A abertura oficial do evento terá a participação de covers dos personagens da Disney: Mickey e Pluto. Às 15h, será promovido circuito de psicomotricidade com a clínica Movitta. Trata-se de uma ação de finalidade pedagógica e psicológica que utiliza parâmetros da educação física com a intenção de melhorar o comportamento da criança com seu corpo.

Na ocasião, haverá ainda show com Belinha e sua Malinha, às 15h30; seguida de apresentação da DJ Bruna Petribu, de capoeira e da banda Rock DaKombi. Durante todo o evento, os pequenos poderão curtir também brinquedos como cama elástica, tobogã, piscina de bolinha e participar de atividade de recreação infantil e pintura de rosto. Serão distribuídos algodão doce, pipoca, refresco e picolé.

Realizado pelo grupo “Qual a diferença”, o IV Encontro Down tem como objetivo dar mais visibilidade aos portadores da Síndrome de Down. De acordo com a idealizadora da ação, Maria Luiza Duran, além de dar visibilidade ao tema, a proposta é reduzir o preconceito e a falta de informação sobre o assunto.

“O objetivo é celebrar a vida das pessoas com a Síndrome de Down e disseminar informações para promover a inclusão de todos na sociedade. O indivíduo com Síndrome de Down merece respeito, garantia de direitos e oportunidades. Uma pessoa com Síndrome de Down pode aprender, brincar, trabalhar, constituir uma família e levar uma vida autônoma”, disse Maria Luíza.

As atividades do IV Encontro de Síndrome de Down de Nova Friburgo são gratuitas. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do endereço eletrônico https://www.facebook.com/pg/qualadiferencauniao/about/?ref=page_internal.

Sobre a data

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi pensado e escolhido cuidadosamente. A data estabelecida -- 21 de março -- refere-se a alteração genética no cromossomo 21, que deveria ser formado por um par, mas no caso dos indivíduos com down aparece com três exemplares.

Proposta pela Down Syndrome International, ela foi incorporada ao calendário oficial das Nações Unidas somente em 2006, quando houve a primeira comemoração.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: evento
Publicidade