Sinal analógico é desligado, mas ainda é possível garantir receptor

Só 71% dos beneficiários retiraram kits digitais gratuitos em Nova Friburgo
quarta-feira, 28 de novembro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Sinal analógico é desligado, mas ainda é possível garantir receptor

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired), autorizou que as emissoras de TV desliguem o sinal analógico em 59 cidades do interior do Rio de Janeiro, às 23h59 desta quarta-feira, 28. Nova Friburgo está entre essas localidades, no município 71% das pessoas contempladas com o kits gratuito, composto por antena digital e conversor com controle remoto, fizeram a retirada e instalação para terem acesso à programação digital da TV aberta.

Segundo a Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV), instituição não governamental e sem fins lucrativos, criada em 2015, exclusivamente para operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil, o levantamento mostrou que na cidade haviam 17.206 beneficiados por programas sociais e devidamente inscritos no Cadastro Único para receber os kits. Destes 12.223 solicitaram a retirada.

O desligamento do sinal analógico segue até o dia 12 de dezembro, data estabelecida como prazo final para a migração. Com isso, segundo a Anatel, pode ser que alguns município ainda consigam o sinal, mas ele pode ser desligado a qualquer momento dentro desse período.

Sendo assim, a Seja Digital manterá os canais de solicitação de retirada dos kits funcionando até o dia 12 de dezembro. O agendamento pode ser feito através da central 147, com a ajuda de atendentes. Outra forma é pela internet, no site da Seja Digital, no endereço eletrônico http://www.sejadigital.com.br/. Para isso, é fundamental ter em mãos o número do CPF ou o Número de Identificação Social (NIS).

Tem direito ao benefício as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único). Por enquanto, de acordo com a Seja Digital, a retiradas do kits restantes segue o mesmo cronograma estabelecido antes do desligamento do sinal digital, mas a manutenção deste serviço vai depender da procura por agendamento.

“O desligamento tem início nessas 59 cidades e as pessoas que ainda não migraram precisam se preparar porque o sinal analógico pode ser desligado a qualquer momento”, diz o presidente da Seja Digital, Antonio Carlos Martelletto. “Estamos preparados para atender a população e auxiliá-la da melhor maneira possível para que todos estejam preparados”, afirma.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade